Contrarreforma do ensino médio

dimensão renovada da pedagogia das competências?

Autores

  • Marise Ramos Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Michelle Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i34.1488

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, BNCC, Pedagogia das competências

Resumo

Neste texto discutimos a noção de competência no âmbito do ‘Novo’ Ensino Médio e da atual contrarreforma curricular da educação brasileira, tendo em vista as continuidades e descontinuidades do discurso educacional hegemônico nos anos 1990. Examinamos o processo de construção dessa política, desde a crise do governo Dilma Rousseff até o governo Michel Temer instituído pelo golpe midiático-jurídico-parlamentar de 2016, contexto favorável à retomada do ideário neoliberal dos governos Fernando Henrique Cardoso. Analisamos os fundamentos epistemológicos da pedagogia das competências e algumas de suas características contemporâneas, como a exacerbação da dimensão ‘socioemocional’ da formação e a ênfase no empreendedorismo. Concluímos argumentando sobre a necessidade de se reafirmar a concepção da formação integrada e omnilateral na perspectiva da politecnia.

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Biografia do Autor

Marise Ramos, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Michelle, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora da Rede Municipal de Nova Iguaçu.

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Publicado

2022-06-04

Como Citar

Ramos, M., & Paranhos, M. (2022). Contrarreforma do ensino médio: dimensão renovada da pedagogia das competências?. Retratos Da Escola, 16(34), 71–88. https://doi.org/10.22420/rde.v16i34.1488

Edição

Seção

O que esperar do novo ensino médio?