Contrarreforma do ensino médio

dimensão renovada da pedagogia das competências?

Autori

  • Marise Ramos Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Michelle Paranhos Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i34.1488

Parole chiave:

Novo Ensino Médio, BNCC, Pedagogia das competências

Abstract

Neste texto discutimos a noção de competência no âmbito do ‘Novo’ Ensino Médio e da atual contrarreforma curricular da educação brasileira, tendo em vista as continuidades e descontinuidades do discurso educacional hegemônico nos anos 1990. Examinamos o processo de construção dessa política, desde a crise do governo Dilma Rousseff até o governo Michel Temer instituído pelo golpe midiático-jurídico-parlamentar de 2016, contexto favorável à retomada do ideário neoliberal dos governos Fernando Henrique Cardoso. Analisamos os fundamentos epistemológicos da pedagogia das competências e algumas de suas características contemporâneas, como a exacerbação da dimensão ‘socioemocional’ da formação e a ênfase no empreendedorismo. Concluímos argumentando sobre a necessidade de se reafirmar a concepção da formação integrada e omnilateral na perspectiva da politecnia.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Marise Ramos, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Michelle Paranhos, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora da Rede Municipal de Nova Iguaçu.

Riferimenti bibliografici

AGAMBEN, Giorgio. Estado de Exceção. São Paulo: Boitempo, 2004.

BOITO JR., Armando. Reforma e crise política no Brasil: os conflitos de classe nos governos do PT. Campinas: Ed. Unicamp/São Paulo: Ed. Unesp, 2018.

BRASIL. Projeto de Lei n.º 6.840-A, de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para instituir a jornada em tempo integral no ensino médio, dispor sobre a organização dos currículos do ensino médio em áreas do conhecimento e dá outras providências... Brasília, 2013. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=B44C4005776EE41477D661B720463355.proposicoesWeb2?codteor=1295592&filename=Avulso+-PL+6840/2013>. Acesso em: 24 de nov. 2021.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília, DF, 2012.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 3, DE 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF, 2018.

BRASIL. Comitê gestor balizará discussões da Base Curricular e sobre reforma do ensino médio. Portal do MEC, 2016. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/busca-geral/211-noticias/218175739/37991-comite-gestor-balizara-discussoes-da-base-curricular-e-sobre-reforma-do-ensino-medio>. Acesso em: 28 nov. 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Versão Final Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: . Acesso em 13 jul. 2019.

BRASIL. Pátria Educadora: a qualificação do ensino básico como obra de construção nacional. Brasília, 2015. Disponível em: <https://avaliacaoeducacional.files.wordpress.com/2015/04/qualificacao-do-ensino-basico-documento-para-discussao.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2021.

D’ANCONA, Mathew. Pós-Verdade; a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news. São Paulo: Faro Editorial, 2018.

DARDOT, Pierre & LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

DEWEY, John. Experience and nature. New York: Dover Publications, 1958.

DEWEY, John. Cómo pensamos. Buenos Aires: Paidós Ibérica, 1989.

DOLL Jr., William E. Currículo: uma perspectiva pós-moderna. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender”: Crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. São Paulo: Autores Associados, 2000.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria & RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

FUNDAÇÃO LEMANN. Apoio à Base Nacional Comum Curricular. Sem data. Disponível em <https://fundacaolemann.org.br/projetos/apoio-a-base-nacional-comum-curricular>. Acesso em 28 jul. 2019.

RAMOS, Marise. A Pedagogia das Competências: autonomia ou adaptação. São Paulo: Cortez, 2001.

RAMOS, Marise. Trabalho, Educação e correntes pedagógicas no Brasil. Um estudo a partir da formação dos trabalhadores técnicos na saúde. Rio de Janeiro: EdUFRJ e EPSJV/Fiocruz, 2010.

RAMOS, Marise. Filosofia da práxis e práticas pedagógicas de formação de trabalhadores. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 207-18, jan/abr. 2014.

RAMOS, Marise & FRIGOTTO, Gaudencio. Medida Provisória 746/2016: a contrarreforma do ensino médio do golpe de estado de 31 de agosto de 2016. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 16, n. 70, p. 30-48, dez. 2016.

RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado: lutas históricas e resistências em tempos de regressão. In: ARAÚJO, Adilson Cesar & SILVA, Cláudio Nei Nascimento. (Orgs.). Ensino Médio Integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Instituto Federal de Brasília, 2017, v. 1, p. 20-43.

RAMOS, Marise. Ensino Médio no Brasil contemporâneo: coerção revestida de consenso no “Estado de Exceção”. Revista Nova Paidéia, Brasília, v.1 n. 1 p. 2-11 jan/jun 2019.

ROUSSEFF, Dilma. Íntegra do discurso de posse da presidente Dilma Rousseff no Congresso. Câmara dos Deputados. Brasília: 01 jan. 2015. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/noticias/448217-integra-do-discurso-de-posse-da-presidente-dilma-rousseff-no-congresso/>. Acesso em: 17 de nov. 2021.

TARLAU, Rebecca & MOELLER, Kathryn. O consenso por filantropia: como uma fundação privada estabeleceu a BNCC no Brasil. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 2, mai./ago. 2020. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss2articles/tarlau-moeller.html>. Acesso em 15 de nov. 2020.

VON GLASERSFELD, Ernst. Construtivismo: aspectos introdutórios. In: FOSNOT, Catherine Twomey. Construtivismo. Teoria, perspectivas e prática pedagógica. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Pubblicato

2022-06-04

Come citare

Ramos, M., & Paranhos, M. (2022). Contrarreforma do ensino médio: dimensão renovada da pedagogia das competências?. Retratos Da Escola, 16(34), 71–88. https://doi.org/10.22420/rde.v16i34.1488

Fascicolo

Sezione

O que esperar do novo ensino médio?