O Novo Ensino Médio no Espírito Santo
os desafios de diretores/as escolares
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1471Palavras-chave:
NEM, Gestão escolar, Reforma, Diretor/aResumo
O artigo traz dados de pesquisa sobre a implantação do Novo Ensino Médio – NEM na rede estadual do Espírito Santo, a partir de levantamento realizado por análise documental e entrevista semiestruturada com diretores/as de 16 escolas de ensino médio, que iniciaram o NEM em 2019. A experiência do Espírito Santo é singular porque iniciou o NEM nas escolas que anteriormente ofertavam a Escola Viva, com aspectos comuns na parte diversificada do currículo – projeto de vida, eletivas e estudo orientado –, buscando alavancar o protagonismo e o empreendedorismo na vida dos/as jovens. Os relatos dos/as diretores/as entrevistados/as revelam uma consonância com os princípios da reforma, não obstante enfrentarem problemas maiores em razão da pandemia, que são encarados como desafios altruísticos por gestores/as selecionados/as pela Secretaria de Educação por seus perfis gerencialistas e voluntaristas.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 124 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação..., Brasília, DF, 17 de fevereiro de 2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm>. Acesso em: 10 out. 2021.
CEE-ES. Resolução n. 5.777/2020. Aprova o Currículo do Ensino Médio, proposto pela Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU) para a sua rede de ensino, Vitória, 2020. Disponível em: <https://cee.es.gov.br/Media/cee/Resoluções%20Normativas%202021/res5777%20-%20SEDU%20-%20Aprovação%20do%20Curr%C3%ADculo%20do%20EM.pdf>. Acesso em: 10 out. 2021.
CUNHA, Luiz Antônio. Ensino médio: atalho para o passado. Educação e Sociedade. Campinas, v. 38, n. 139, p.373-384, abr./jun., 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302017176604
DARDOT, Pierre & LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
FREITAS, Luiz Carlos de. Neotecnicismo digital. Blog do Freitas. 11 de julho de 2021. Disponível em: <https://avaliacaoeducacional.com/2021/07/11/neotecnicismo-digital/>. Acesso em: 10 out. 2021.
LOUREIRO, Carine; KRAEMER, Graciele & LOPES, Maura Corcini. Competências e direito de aprendizagem: protagonismo e vulnerabilidade. Cadernos Cedes. Campinas, v. 41, n. 114, p.99-109, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/cc223584
FERREIRA, Eliza Bartolozzi; SANTOS, Kefren & GONÇALVES, Thalita. A política do NEM no Espírito Santo: o que dizem os documentos nos seus contextos local e global. In: KÖRBES, Cleci; FERREIRA, Eliza Bartolozzi; SILVA, Mônica Ribeiro; BARBOSA, Renata Peres. (Orgs). Ensino médio em pesquisa. Curitiba: CRV, 2022, p. 33-46.
SEDU. CATÁLOGO DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS DE APRODUNDAMENTO In: ESPÍRITO SANTO (Estado). Secretaria de Educação. 2020. Novo Ensino Médio. Disponível em: <https://novoensinomedio.sedu.es.gov.br/catalogo-dos-itinerarios-formativos-de-aprofundamento>. Acesso em: 30 set. 2021.
SEDU. Novo Ensino Médio Capixaba: itinerário formativo. 2021. Disponível em: <https://novoensinomedio.sedu.es.gov.br/itinerario-Formativo>. Acesso em: 30 set. 2021.