O Novo Ensino Médio no Espírito Santo

os desafios de diretores/as escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1471

Palavras-chave:

NEM, Gestão escolar, Reforma, Diretor/a

Resumo

O artigo traz dados de pesquisa sobre a implantação do Novo Ensino Médio – NEM na rede estadual do Espírito Santo, a partir de levantamento realizado por análise documental e entrevista semiestruturada com diretores/as de 16 escolas de ensino médio, que iniciaram o NEM em 2019. A experiência do Espírito Santo é singular porque iniciou o NEM nas escolas que anteriormente ofertavam a Escola Viva, com aspectos comuns na parte diversificada do currículo projeto de vida, eletivas e estudo orientado –, buscando alavancar o protagonismo e o empreendedorismo na vida dos/as jovens. Os relatos dos/as diretores/as entrevistados/as revelam uma consonância com os princípios da reforma, não obstante enfrentarem problemas maiores em razão da pandemia, que são encarados como desafios altruísticos por gestores/as selecionados/as pela Secretaria de Educação por seus perfis gerencialistas e voluntaristas.

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Biografia do Autor

Eliza Bartolozzi Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação e professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenadora da Rede Latinoamericana de Estudos sobre Trabalho Docente.

Alessandra Martins Constantino Cypriano, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e professora do Centro de Educação Infantil da Universidade Federal do Espírito Santo.

Referências

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Publicado

2022-09-15

Como Citar

Ferreira, E. B., & Cypriano, A. M. C. (2022). O Novo Ensino Médio no Espírito Santo: os desafios de diretores/as escolares. Retratos Da Escola, 16(35), 443–461. https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1471

Edição

Seção

A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: