Luz, câmera e ação

expressões artísticas como instrumento transformador, uma experiência no Instituto Federal de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1353

Palavras-chave:

Ações pedagógicas, Ensino, Pedagogia Histórica- Crítica, Quarto de despejo

Resumo

presente relato narra as experiências intrínsecas do projeto de ensino Ser ou não ser, eis a questão: o teatro chegou ao Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Itajaí, como uma ação de permanência e êxito. O projeto teve como público-alvo estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do campus Itajaí e surgiu de uma reflexão sobre a necessidade de ações pedagógicas que favorecessem a compreensão da realidade social dos/das estudantes, auxiliando no processo
de pertencimento ao espaço escolar. As ações foram orientadas à luz da Pedagogia Histórico-Crítica, resultando em uma peça teatral pautada em Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus. Os resultados indicam a relevância de ações pedagógicas transformadoras que favoreçam o protagonismo discente, o sentimento de pertencimento à instituição educacional e o fomento de um trabalho pedagógico multiprofissional e interdisciplinar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rose Fernandes de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

Mestra em Educação e Assistente de Alunos no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de
Santa Catarina, campus Itajaí.

Alexandre Vanzuita , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

Doutor em Educação, professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, campus Camboriú.

Durlei Maria Bernardon Rebelatto, Instituto Federal de Santa Catarina

Mestrado em Educação e pedagoga do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Itajaí.

Michele Silva Valadão, Instituto Federal de Santa Catarina

Graduação em Serviço Social e assistente social no Instituto Federal de Santa Catarina, campus Itajaí.

Referências

AZEVEDO, José Clóvis de & REIS, Jonas Tarcísio. O ensino médio e os desafios da experiência. São Paulo: Santillana/ Moderna, 2014.

CORREIA, Ana Rita Figueira de Abreu. A Pedagogia em Movimento. Expressões Artísticas para uma ação educativa inovadora. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade da Madeira, Repositório Científico Digital da Universidade da Madeira, 2009.

CUNHA, Maria José dos Santos. Expressões artísticas na educação: um desafio ao nível do desenvolvimento do aluno. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, n. 04, p. 034-038, 21 oct. 2015. Disponível em: <https://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2015.0.04.388>. Acesso em: 05 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2015.0.04.388

FIGUEIREDO, Laura Maria de. Iluminação teatral em contextos escolares: uma proposta didática. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, [S. l.], v. 1, n. 37, p. 155-168, 2020. DOI: 10.5965/1414573101372020155. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020155>. Acesso em: 23 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573101372020155

FRAGOSO, Francisco. A força do teatro... África [S. l.], n. 22-23, p. 351-353, 2004. DOI: 10.11606/issn.2526-303X.v0i22-23p351-353. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/africa/article/view/74883>. Acesso em: 27 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2526-303X.v0i22-23p351-353

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

FREIRE, Paulo. Política e educação. 2 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

GEHRES, Adriana de Faria; BONETTO, Pedro Xavier Russo & NEIRA, Marcos Garcia. Os corpos das danças no currículo cultural de educação física. Educação em Revista [online]v. 36, e219772, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102-4698219772>. Acesso: em 23 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698219772

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024. 2020. Disponível em: <https://www.ifsc.edu.br/pdi-2020-2024>. Acesso em: 15 abr. 2021.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 10 ed. São Paulo: Ática, 2014.

JESUS, Carolina Maria de. O pobre e o rico. Rio de Janeiro. RCA Victor. LP Quarto de despejo, 1961 (intérprete Carolina Maria de Jesus).

JESUS, Lucas Antônio Feitosa de; SANTOS, Juliana dos & ANDRADE, Luiz Gustavo da Silva Bispo. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v 3, nº 1, p. 71-86, 2019. Disponível em: <https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/378>. Acesso em: 23 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.36524/profept.v3i1.378

KROPENISCKI, Fernanda Battagli & KUNZ, Elenor. Dança: caminho de possíveis (re)encontros com o brincar e se movimentar. Movimento Revista de educação física. Porto Alegre, v. 26, p. 26089, p. 15-17, dez. 2020. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/100260>. Acesso em: 31 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.100260

LÉLIS, Luziane Said Cometti & DA HORA, Dinair Lela. A organização do trabalho pedagógico na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. HOLOS, [S. l.], v. 8, p. 1–15, 2022. DOI: 10.15628/holos. 2021. e13424. Disponível em: <https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13424>. Acesso em: 15 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.13424

LUKÁCS, Georg. Narrar ou descrever. In: LUKÁCS, Georg. Ensaios sobre literatura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965.

MACAU. Olhos Coloridos. Letras, 2003. Intérprete: Sandra de Sá. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/sandra-de-sa/74666/>. Acesso em: 05 out. 2022.

MALTAURO, Josiane Paula. A música na Educação Profissional: O currículo integrado do ensino médio ao ensino técnico. VI SIPOM, nº 4, 2016. Rio de Janeiro, RJ. Anais[...] Rio de Janeiro, RJ, 2016 Disponível em: <http://seer.unirio.br/index.php/simpom/article/view/5679>. Acesso em: 07 jun. 2021.

SADER, EMIR. Prefácio. In: MÉSZÁROS, István. Educação para além do capital. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

PRADO, Jeovandir Campos do & LIMA, Antonio Bosco de. Pedagogia histórico-crítica: uma discussão sobre a prática social docente no marxismo. X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR, 2016, Campinas, SP. Anais[...], Campinas, SP, 2016. Disponível em: <https://www.fe.unicamp.br/eventos/histedbr2016/anais/911.html>. Acesso em: 18 jun. 2021.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 42 ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

SERRES, Michel. Filosofia mestiça. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

SILVA, Sidney da & PEIXOTO, Marcos Paulo de Jesus. Rap da felicidade. Intérpretes Sidney da Silva e Marcos Paulo de Jesus. Columbia Records,1994 - RJ.

WEIGERT, Célia; VILLANI, Alberto & FREITAS, Denise. A interdisciplinaridade e o trabalho coletivo: análise de um planejamento interdisciplinar. Revista Ciência e Educação, v. 11, n. 1, p. 145-164, 2005. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1516-73132005000100012>. Acesso em: 05 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132005000100012

Downloads

Publicado

2023-09-18

Como Citar

Fernandes de Souza, R., Vanzuita , A., Maria Bernardon Rebelatto, D., & Silva Valadão, M. (2023). Luz, câmera e ação: expressões artísticas como instrumento transformador, uma experiência no Instituto Federal de Santa Catarina. Retratos Da Escola, 17(38). https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1353