A Avaliação da Educação Básica: do ranqueamento ao ensino e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v13i26.958

Palavras-chave:

Educação básica. Avaliação. Planejamento.

Resumo

Partindo da constatação de que a avaliação externa em larga escala tem priorizado o ranqueamento das escolas, esta pesquisa analisa os resultados desse processo junto às redes de ensino da 10ª ADR de Caçador e, também, a percepção de docentes sobre os seus reais efeitos nos planejamentos. Utilizando pesquisas exploratória e documental e abordagens qualitativa e quantitativa, o estudo apontou que, apesar de os docentes conhecerem os resultados do ciclo avaliativo, a maioria desconhece os descritores e outras implicações subjacentes à avaliação em larga escala.

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Biografia do Autor

Marlene Zwierewicz, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB)

Ezequiel Theodoro da Silva, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professor aposentado

Ludimar Pegoraro, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Professor pesquisador do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB)

Vera Lúcia de Souza e Silva, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Professora pesquisadora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB)

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Publicado

2019-11-14

Como Citar

Zwierewicz, M., Silva, E. T. da, Pegoraro, L., & Silva, V. L. de S. e. (2019). A Avaliação da Educação Básica: do ranqueamento ao ensino e aprendizagem. Retratos Da Escola, 13(26), 483–497. https://doi.org/10.22420/rde.v13i26.958