O lugar das Ciências Humanas na “reforma” do ensino médio

Autores

  • Willian Simões Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.752

Resumo

O presente texto objetiva refletir e fomentar o debate, a partir de um diálogo teórico interdisciplinar, a respeito do lugar da área de Ciências Humanas na atual reforma do ensino médio. Procura-se defender a compreensão de que esta área do conhecimento construiu um potencial pedagógico capaz de contribuir na formação de sujeitos na contemporaneidade, constituindo um lugar de poder no processo de escolarização. E que mudanças no texto da LDB ancoradas em uma lógica empresarial-neoliberal de educação abrem as possibilidades de subalternização deste lugar.

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Biografia do Autor

Willian Simões, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Geografia. Professor da área de Ensino de Geografia e membro do Núcleo de Estudos Território, Ambiente e Paisagem (NETAP) na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, Campus de Chapecó-SC). Membro do Coletivo de Estudos sobre Conflitos pelo Território e pela Terra (ENCONTTRA), na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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Publicado

2017-08-09

Como Citar

Simões, W. (2017). O lugar das Ciências Humanas na “reforma” do ensino médio. Retratos Da Escola, 11(20), 45–59. https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.752

Edição

Seção

A reforma do Ensino Médio em questão