Educação de Jovens e Adultos/as Trabalhadores/as

mais uma vez convocados/as

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v18i41.2149

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos/as Trabalhadores/as., Políticas Públicas., Sociedade Civil., Sociedade Política.

Resumo

O artigo trata da Educação de Jovens e Adultos – EJA no Brasil, no contexto do Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024, apresentando resultados de monitoramento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP para as metas 8, 9 e 10. Apresenta reflexões acerca da defesa dos Fóruns de EJA – representantes da sociedade civil, do direito a educação de jovens, adultos/as e idosos/as trabalhadores/as – por meio de mobilizações, manifestos e participação ativa na Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos – Cnaeja e nas Conferências Nacionais de Educação. Partindo do conceito de estado integral de Antonio Gramsci, analisam-se percepções da sociedade política (governo) e da sociedade civil (Fórum de EJA) sobre o alcance das metas do PNE voltadas para EJA, durante a elaboração do Plano Nacional de Educação para a próxima década. Os limites para a implementação da EJA como política de Estado denotam dissensos e a necessidade de sermos mais uma vez convocados/as a defender uma política nacional de EJA.

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Biografia do Autor

Maria Margarida Machado, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação. Professora Titular da Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2024-09-05

Como Citar

Machado, M. M. (2024). Educação de Jovens e Adultos/as Trabalhadores/as: mais uma vez convocados/as. Retratos Da Escola, 18(41). https://doi.org/10.22420/rde.v18i41.2149

Edição

Seção

O novo Plano Nacional de Educação 2024/2034: tensões e resistências