Práticas educativas na Educação em Tempo Integral

análise das contribuições pedagógicas de Anton Semiónovitch Makarenko

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v18i42.1938

Palavras-chave:

Educação em Tempo Integral, Makarenko, Práticas educativas coletivas

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que teve como foco principal analisar as contribuições pedagógicas de Anton Semiónovitch Makarenko nas práticas educativas coletivas de formação de estudantes na Educação em Tempo Integral – ETI. É resultado de uma pesquisa bibliográfica, teórico-conceitual, com abordagem fundamentada na concepção teórico-metodológica do materialismo histórico e dialético, sendo possível situá-la numa perspectiva marxista de análise, a partir da relação entre o objeto, o problema de pesquisa e o pensamento socialista de Makarenko. Implicou em reflexões sobre práticas educativas na formação omnilateral do ser humano em tempo escolar ampliado, para garantir qualidade diferenciada na educação integral dos/das sujeitos/as. Com esta pesquisa almejou-se incentivar profissionais da educação para o comprometimento junto à formação para coletividade.

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Biografia do Autor

Inês Roseli Soares Tonello, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná

Mestrado em Educação. Professora de Educação Especial na Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná.

Clésio Acilino Antônio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Tonello, I. R. S., & Antônio, C. A. (2024). Práticas educativas na Educação em Tempo Integral: análise das contribuições pedagógicas de Anton Semiónovitch Makarenko. Retratos Da Escola, 18(42). https://doi.org/10.22420/rde.v18i42.1938