“Homem não rebola”; “Essa menina contamina as colegas”

reflexões sobre direitos humanos, gênero e escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1615

Palavras-chave:

Relações de gênero, Educação, Direitos Humanos

Resumo

O presente artigo busca promover a reflexão sobre gênero, educação e direitos humanos, discutindo e problematizando as relações de gênero, bem como as aprendizagens no cotidiano escolar sobre a produção das diferenças e desigualdades com base nas representações naturalizadas de masculinidades e feminilidades. Trata-se de um estudo bibliográfico, de abordagem qualitativa, com aporte teórico de autoras/es como Joan Scott, Guacira Louro, Constantina Xavier Filha, Vera Candau, Norberto Bobbio , Maria da Glória Gohn, entre outros/as. Os resultados apontam a escola como lugar potente para difundir uma cultura dos direitos e o convívio em direitos humanos, para perceber, conhecer e vivenciar as pluralidades inerentes aos sujeitos.

 

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Biografia do Autor

Rosemeiry Assunção Alves Zozias Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda do Programa de Pós -Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Jorge Luís Mazzeo Mariano, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação e professor do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Assunção Alves Zozias Lima, R., & Mazzeo Mariano, J. L. (2022). “Homem não rebola”; “Essa menina contamina as colegas”: reflexões sobre direitos humanos, gênero e escola. Retratos Da Escola, 16(36), 809–825. https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1615

Edição

Seção

Cidades que educam e se educam