“Homem não rebola”; “Essa menina contamina as colegas”
reflexões sobre direitos humanos, gênero e escola
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1615Keywords:
Relações de gênero, Educação, Direitos HumanosAbstract
O presente artigo busca promover a reflexão sobre gênero, educação e direitos humanos, discutindo e problematizando as relações de gênero, bem como as aprendizagens no cotidiano escolar sobre a produção das diferenças e desigualdades com base nas representações naturalizadas de masculinidades e feminilidades. Trata-se de um estudo bibliográfico, de abordagem qualitativa, com aporte teórico de autoras/es como Joan Scott, Guacira Louro, Constantina Xavier Filha, Vera Candau, Norberto Bobbio , Maria da Glória Gohn, entre outros/as. Os resultados apontam a escola como lugar potente para difundir uma cultura dos direitos e o convívio em direitos humanos, para perceber, conhecer e vivenciar as pluralidades inerentes aos sujeitos.
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