Educação especial e a Covid-19: o exercício da docência via atividades remotas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1205

Palavras-chave:

Educação especial. Covid-19. Ensino remoto emergencial.

Resumo

É apresentado um panorama da atuação de professores de educação especial frente as atividades remotas durante o período da pandemia da Covid-19. Professores que atuam na modalidade foram ouvidos através de um questionário autoaplicado. Os resultados apontam os desafios da adoção de atividades nesse formato, principalmente na utilização dos recursos tecnológicos. Enquanto o trabalho docente se intensificou, a participação dos estudantes diminuiu, evidenciando o impacto negativo desse momento na educação de alunos com deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Pereira Torres, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pós-doutorado em Educação Especial. Mestrado e Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Adjunta da Faculdade de Educação (FaE). Departamento de Administração Escolar (DAE). Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora do Grupo de estudos sobre política educacional e trabalho docente (GESTRADO).

Adriana Araújo Pereira Borges, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pós-doutorado em Educação. Doutorado em Educação (UFMG). Professora Adjunta da Faculdade de Educação (FaE). Departamento de Administração Escolar (DAE). Professora da Pós-Graduação: Conhecimento e Inclusão Social. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Vice coordenadora do Grupo de estudos sobre política educacional e trabalho docente (GESTRADO).

Referências

ARRUDA, Eudicio Pimenta. Educação, educação a distância e tecnologias digitais: perspectivas para a educação pós-Covid-19. Pensar a Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, mar./mai. de 2020.

BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, DF, 2011.

BRASIL. Decreto nº 9.204, de 23 de novembro de 2017. Institui o Programa de Inovação Educação Conectada. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2017a.

BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presidência da República. Secretaria Geral. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, DF, 2017b.

BRASIL. Lei nº 14.040 de 18 de agosto de 2020. Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020; e altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, 2020a.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 11 de 7 de julho de 2020. Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno: Distrito Federal/DF, 2020c.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 5 de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Conselho Pleno. Conselho Nacional de Educação.: Distrito Federal/DF, 2020b.

BRASIL. Política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, 2008.

GESTRADO-CNTE. Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. Trabalho docente em tempos de Pandemia: Relatório Técnico. Belo Horizonte, 2020.

GIROTO, Cláudia Regina Mosca; POKER, Rosimar Bortolini; OMOTE, Sadao. Educação Especial, formação de professores e o uso das tecnologias de informação e comunicação: a construção de práticas pedagógicas inclusivas. In: GIROTO, Cláudia Regina Mosca; POKER, Rosimar Bortolini; OMOTE, Sadao (Org.). As Tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, p.11-24, 2012.

IANNIZZOTTO, Giancarlo; NUCITA, Andrea; FABIO, Rosa Angela; CAPRÌ, Tindara; LO BELLO, Lucia. Remote Eye-Tracking for Cognitive Telerehabilitation and Interactive School Tasks in Times of COVID-19. Information, Catania, v. 11, n. 6, jun. de 2020.

IBGE. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2017-2018, 2020.

INEP. Instituto Nacional de estudos e pesquisa educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2019. Brasília: Inep. 2020.

LAPRAIRIE, Kimberly; HINSON, Janice. When Disaster Strikes, Move Your School Online. Journal of Educational Technology Systems, v. 35, n. 209, 209-214, 2006.

LUCAS, Megan, NELSON, Julie; SIMS. David. Schools’ responses to Covid-19: Pupil engagement in remote learning. Slough: NFER. 2020.

MENDES, Enicéia Gonçalves; VILARONGA, Carla Ariela; ZERBATO, Ana Paula. Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre educação comum e especial. São Carlos, SP: UFSCar, 2014.

MOHAN, Gretta et al. Learning for all? Second-level education in Ireland during covid-19. Esri survey and statistical report series, n. 92, jun. de 2020.

OCDE. Making the Most of Technology for Learning and Training in Latin America. OECD Skills Studies, OECD Publishing: Paris, 2020.

PASIAN, Mara Silvia; MENDES, Enicéia Gonçalves; CIA, Fabiana. Aspectos da organização e funcionamento do atendimento educacional especializado: um estudo em larga escala. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 33, n. 33, 1-18, 2017.

REIMERS, Fernando; SCHLEICHER, Andreas. A Framework to Guide an Education Response to the COVID-19 Pandemic of 2020. OCDE: 2020.

SAMAILA, Dominic et al. Impact of Covid-19 Pandemic on People with Disabilities and its Implications on Special Education Practice in Nigeria. International Journal of Innovative Science and Research Technology, India, v. 5, n. 6, 803-808, jun. de 2020.

UNESCO. Resumo do Relatório de Monitoramento Global da Educação 2020: Inclusão e educação – Todos, sem exceção. Paris: UNESCO, 2020.

UNITED NATIONS. Policy Brief: A disability inclusive response to Covid-19. ONU: New York, 2020.

Downloads

Publicado

2021-01-20

Como Citar

Torres, J. P., & Borges, A. A. P. (2021). Educação especial e a Covid-19: o exercício da docência via atividades remotas. Retratos Da Escola, 14(30), 824–840. https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1205

Edição

Seção

Trabalho docente em tempos de pandemia