Educação especial e a Covid-19: o exercício da docência via atividades remotas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1205

Keywords:

Educação especial. Covid-19. Ensino remoto emergencial.

Abstract

É apresentado um panorama da atuação de professores de educação especial frente as atividades remotas durante o período da pandemia da Covid-19. Professores que atuam na modalidade foram ouvidos através de um questionário autoaplicado. Os resultados apontam os desafios da adoção de atividades nesse formato, principalmente na utilização dos recursos tecnológicos. Enquanto o trabalho docente se intensificou, a participação dos estudantes diminuiu, evidenciando o impacto negativo desse momento na educação de alunos com deficiência.

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Author Biographies

Josiane Pereira Torres, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pós-doutorado em Educação Especial. Mestrado e Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Adjunta da Faculdade de Educação (FaE). Departamento de Administração Escolar (DAE). Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora do Grupo de estudos sobre política educacional e trabalho docente (GESTRADO).

Adriana Araújo Pereira Borges, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pós-doutorado em Educação. Doutorado em Educação (UFMG). Professora Adjunta da Faculdade de Educação (FaE). Departamento de Administração Escolar (DAE). Professora da Pós-Graduação: Conhecimento e Inclusão Social. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Vice coordenadora do Grupo de estudos sobre política educacional e trabalho docente (GESTRADO).

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Published

2021-01-20

How to Cite

Torres, J. P., & Borges, A. A. P. (2021). Educação especial e a Covid-19: o exercício da docência via atividades remotas. Retratos Da Escola, 14(30), 824–840. https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1205

Issue

Section

Trabalho docente em tempos de pandemia