Desafios e possibilidades na formação de leitores/as: a inclusão de estudantes com necessidades específicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1159

Palavras-chave:

Leitura. Formação de leitores/as. Práticas docentes. Educação inclusiva.

Resumo

Este artigo objetiva discutir o desafio da inclusão de estudantes com necessidades específicas, com destaque para a formação leitora. A abordagem do tema em questão se deu a partir da seguinte problemática: como podemos favorecer o desenvolvimento da leitura em sala de aula, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de forma a garantir a aprendizagem e, consequentemente, a inclusão de estudantes com necessidades específicas? Para responder a esta inquietação, realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico em vários/as autores/as de referência. Os resultados da pesquisa apontam que é possível realizar a formação de leitores/as com todos/as os/as estudantes de forma equitativa, desde que o/a professor/a busque metodologias inovadoras e conheça o perfil de aprendizagem de cada estudante para atendê-los/las dentro de suas especificidades.

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Biografia do Autor

Silvia Rodrigues Rosa, Secretaria da Educação de Goiânia e de Aparecida de Goiânia/Goiás

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás/Câmpus Anápolis. Pedagoga. Especialista em Docência Superior; em Administração Escolar; Educação Física Escolar. Docente concorda da Secretaria de Educação de Goiânia e de Aparecida de Goiânia.

Carla Salomé Margarida de Souza, Universidade Estadual de Goiás UEG/UnU-Inhumas e Secretaria de Estado da Educação de Goiás

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás/Câmpus Anápolis. Pedagoga. Especialista em Docência Universitária; em Educação para a Diversidade e Cidadania; em Libras; Educação Especial e Neuropsicopedagogia. Docente efetiva da UEG/Inhumas e da Secretaria de Estado da Educação de Goiás. Pesquisadora, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (GEPEDI). Membra da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE).

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Publicado

2021-09-24

Como Citar

Rosa, S. R., & Souza, C. S. M. de. (2021). Desafios e possibilidades na formação de leitores/as: a inclusão de estudantes com necessidades específicas. Retratos Da Escola, 15(32), 551–564. https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1159