Orientar e ser orientado: o professor vira orientador

Autori

  • Marli Teresinha Silva da Silveira Universidade de Passo Fundo/RS
  • Tania Mara Zancanaro Pieczkowski
  • Andréia Henn Ghisleni
  • Paula Lemos da Silveira
  • Vaneza Silva da Rosa

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v13i26.937

Parole chiave:

Educação. Escrita. Orientação. Leitura.

Abstract

O objetivo deste artigo é refletir sobre as orientações e sua implicação no processo de leitura e escrita, problematizando aspectos que reverberam na tessitura final de dissertações e teses. Dialoga com as referências teóricas e as narrativas de professores/orientadores interpelados pela questão e implicados pelo ser/tornar-se orientador (a). Considerando-se que inexiste preparo ou um curso específico que habilite um professor a se tornar um professor/orientador, o desafio levará o professor a compreender que exercerá um novo papel, marcado por uma relação de proximidade intelectual que poderá ser exitosa ou não, para ambos os lados.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Marli Teresinha Silva da Silveira, Universidade de Passo Fundo/RS

Marli Teresinha Silva da Silveira é Mestre em Filosofia (UFSM) e Doutoranda em Educação (UPF) na Linha Fundamentos da Educação, sob Orientação do Prof. Dr. Cláudio Almir Dalbosco

Riferimenti bibliografici

BIANCHETTI, Lucídio, MACHADO, Ana Maria Netto. A bússola de escrever: sobre a função da orientação de teses e dissertações. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

CASTRO, Cláudio M. Memórias de um orientador de tese: um autor relê sua obra depois de um quarto de século. p. 109 – 134. 2006.

CHASSOT, ATTICO I. A bússola de escrever: Orientação Virtual: uma nova realidade. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

DIAS, Sônia M. R.C.; PATRUS, Roberto; MAGALHÃES, Yana T. Quem ensina um professor a ser orientador? Proposta de um modelo de orientação de monografias, dissertações e teses. Administração: Ensino e Pesquisa:RJ, v.12, n.4. p. 697-721. 2011

HAGUETTE, Tereza Maria Frota. A bússola de escrever: Universidade: nos bastidores da produção do conhecimento. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

LAROSSA, Jorge. Tremores escritos sobre experiência. Belo Horizonte. Autentica, 2015.

MARQUES, Mario Osorio. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Ijuí : Editora UNIJUÍ, 1997.

MARQUES, Mario Osorio. A bússola de escrever: A ORIENTAÇÃO DE PESQUISA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

WARDE, Mirian Jorge. A bússola de escrever: Sobre orientar pesquisa em tempos de pesquisa administrada. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

ZILBERMANN, Regina. A bússola de escrever: Orientação: a aventura compartilhada. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

Pubblicato

2019-11-14

Come citare

Silveira, M. T. S. da, Pieczkowski, T. M. Z., Ghisleni, A. H., da Silveira, P. L., & da Rosa, V. S. (2019). Orientar e ser orientado: o professor vira orientador. Retratos Da Escola, 13(26), 523–538. https://doi.org/10.22420/rde.v13i26.937