Formação docente

desafios para o novo Plano Nacional de Educação

Autori

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v18i41.2110

Parole chiave:

Escolaridade, Formação inicial, Formação continuada, Docentes, Educação Básica

Abstract

O texto busca discutir a escolarização e a formação de docentes, importante diretriz do Plano Nacional de Educação – PNE. Optamos por pesquisa documental, com dados da Sinopse Estatística da Educação Básica 2023 e análise descritiva para tratamento dos dados. Os resultados apontam que o Brasil possui pouco mais de 2 milhões de professores/as, sendo 2/3 deles/as na região Sudeste e Nordeste do país, em sua maioria mulheres atuando em escolas públicas, no Ensino Fundamental; houve aumento no percentual de docentes com Ensino Superior, porém, aquém da meta 15 do PNE; a adequação entre curso superior e disciplina lecionada tem aumentado, mas com descompassos entre redes, escolas e etapas. O número de professores/as com pós-graduação aumentou, o país está perto de atingir a meta 16 do PNE, mas há distorções significativas quando analisadas as unidades federativas do país.

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Biografie autore

Michael Daian Pacheco Ramos, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia.

Elizeu Clementino de Souza, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia. Coordenador do Grupo de Pesquisa (Auto)Biográfica, Formação e História Oral.

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Pubblicato

2024-09-05

Come citare

Ramos, M. D. P., & Souza, E. C. de. (2024). Formação docente: desafios para o novo Plano Nacional de Educação. Retratos Da Escola, 18(41). https://doi.org/10.22420/rde.v18i41.2110

Fascicolo

Sezione

O novo Plano Nacional de Educação 2024/2034: tensões e resistências