Os desafios do trabalho docente na pedagogia hospitalar

uma leitura sobre as atividades pedagógicas humanizadas

Autori

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v18i41.2059

Parole chiave:

Educação, Equipe multiprofissional, Instituições hospitalares

Abstract

O presente artigo busca ampliar o conhecimento sobre a educação de crianças e adolescentes hospitalizados/as – temporária ou permanentemente – e afastados/as do ambiente regular de ensino. À luz dos fundamentos da pedagogia hospitalar enquanto prática humanizada e com dados coletados nas bases Scielo e Capes, nossa pesquisa caracteriza-se como qualitativa e bibliográfica. Os resultados apontam a eficiência de determinados projetos didático/pedagógicos desenvolvidos por equipes multidisciplinares de atendimento a alunos/as internados/as ou que ocupam espaços hospitalares por algum período de tempo. Através desta revisão foi possível observar que, por mais que seja importante para a atuação pedagógica, o tema ainda é pouco conhecido e divulgado. O percurso da classe hospitalar é longo, e a cada dia surgem novos desafios para a educação especial, principalmente no campo da pedagogia hospitalar.

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Biografie autore

Cibele Messa Goulart, Prefeitura Municipal de Itaqui

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pampa. Auxiliar de Atividades Sociais da Prefeitura Municipal de Itaqui - RS.

Fernando Icaro Jorge Cunha, Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul

Professor de Química na Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na Universidade Federal do Pampa.

Ailton Jesus Dinardi, Universidade Federal do Pampa

Doutorado em Ciência Florestal. Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

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Pubblicato

2024-09-05

Come citare

Goulart, C. M., Cunha, F. I. J., & Dinardi, A. J. (2024). Os desafios do trabalho docente na pedagogia hospitalar: uma leitura sobre as atividades pedagógicas humanizadas. Retratos Da Escola, 18(41). https://doi.org/10.22420/rde.v18i41.2059