Cursos Técnicos do Profuncionário

concepções e controvérsias

Autori

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1799

Parole chiave:

Profuncionário, Educação profissional, Educação a distância, Competências

Abstract

O artigo aborda concepções do projeto político-pedagógico do Profuncionário, publicado no documento Orientações Gerais, tomado como mediador de confrontações entre conclusões e recomendações de parte da produção acadêmica sobre o Programa. O objetivo é integrar tal produção na discussão pública sobre a formação profissional de funcionárias/os da educação básica e sobre a construção da identidade da categoria como profissionais da educação, bem como sintetizar desafios e explicitar controvérsias quanto à proposta e ao modelo de oferta dos cursos técnicos do Profuncionário, dentre os quais destacam-se o posicionamento em relação a pressupostos ideológicos das políticas de educação profissional; limites e possibilidades de as instituições ofertantes atuarem sobre as principais causas de evasão de estudantes; e o posicionamento do Programa quanto à
formação centrada em competências, fundante da reforma da educação a partir dos anos 1990.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Dante Diniz Bessa, Universidade Federal de Pelotas

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Riferimenti bibliografici

BARBOSA, Ana Paula. Significações de funcionários da educação sobre a sua formação por meio do Profuncionário: o impacto em sua atividade profissional. Dissertação (Mestrado) – PUC-SP, São Paulo, 2018.

BESSA, Dante Diniz. Reconstrução da identidade profissional de trabalhadoras em alimentação escolar que concluíram o curso do Profuncionário: formação e experiência em situação de trabalho. Tese (Doutorado) – FACED/UFRGS, Porto Alegre, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Orientações Gerais. Brasília: UnB/SEB/MEC, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Orientações Gerais. 4 ed. atualizada e revisada. Cuiabá: UFMG / Rede e-Tec Brasil, 2014.

COSTA, Jordana Torres. Estudo dos egressos do programa de formação profissionalizante dos funcionários da educação básica, na modalidade à distância – Profuncionário, no estado do Ceará. Dissertação (Mestrado) – UFCE, Fortaleza 2017.

CRUZ, Hobson Almeida. Um olhar sobre a formação de trabalhadores em educação: uma avaliação do programa Profuncionário no IFCE. Dissertação (Mestrado) – UFCE, Fortaleza, 2018.

JARDIM, Ana Cláudia Gonçalves de Sá. Análise dos motivos que levaram à evasão discente dos cursos do Profuncionário do polo sede de Teófilo Otoni/MG, da Rede e-Tec Brasil, do IFNMG. Dissertação (Mestrado) – UFVJM, Teófilo Otoni, 2015.

LOPES, Cláudia Simone Carneiro. A identidade profissional pela tessitura do discurso de funcionários/as da escola pública estadual no Programa Profuncionário. Dissertação (Mestrado) – UFMA, São Luis, 2014.

MONTEIRO, Ernesto Perez. Evasão na EaD: estudo de caso do programa profuncionário do IFSul. Dissertação (Mestrado) – IFSul, Pelotas, 2016.

OLIVEIRA, Silvia Regina de. O Profuncionário como política de formação: o caso dos TAEs de um município do MT. Dissertação (Mestrado) – URI, Frederico Westphalen/RS, 2021.

PEDROSO, Jociane Martins. A implementação do Programa Nacional de Valorização dos Trabalhadores em Educação – Profuncionário no Paraná. Dissertação (Mestrado) – UEOP, Cascavel, 2015.

QUEIRÓS, Soraya Menezes de. Políticas de educação profissional a distância no IFSP: uma análise do Profuncionário a partir da Teoria do Agir Comunicativo. Dissertação (Mestrado) – CETEC Paula Souza, São Paulo, 2018.

RIBEIRO, Rosselini Diniz Barbosa. Da luta política à política pública: proposição e materialização de políticas de formação para os funcionários da educação básica. Tese (Doutorado) – UFG, Goiânia, 2021.

SANTOS, Ana Lúcia dos. A [trans]formação dos funcionários da educação básica em educadores e cogestores escolares. Dissertação (Mestrado) – UFSM, Santa Maria/RS, 2019.

SILVA, Ruth Aparecida Viana da. Trabalhadores da educação básica: políticas de formação e (in)visibilidade no espaço escolar. Tese (Doutorado) – PUC-GO, Goiânia, 2021.

TRAJANO JUNIOR, Salatiel Braga. Profuncionário: fundamentos, princípios e propósitos da formação de profissionais não docentes da educação básica. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.

VARGAS, Cláudia Amélia. O programa Profuncionário e a valorização e profissionalização dos servidores da educação básica. Dissertação (Mestrado) – PUC-GO, Goiânia, 2015.

Pubblicato

2023-09-18

Come citare

Bessa, D. D. (2023). Cursos Técnicos do Profuncionário: concepções e controvérsias. Retratos Da Escola, 17(38). https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1799

Fascicolo

Sezione

Valorização de funcionários e funcionárias da educação básica