Cursos Técnicos do Profuncionário

Palabras clave:

Profuncionário, Educação profissional, Educação a distância, Competências

Resumen

O artigo aborda concepções do projeto político-pedagógico do Profuncionário, publicado no documento Orientações Gerais, tomado como mediador de confrontações entre conclusões e recomendações de parte da produção acadêmica sobre o Programa. O objetivo é integrar tal produção na discussão pública sobre a formação profissional de funcionárias/os da educação básica e sobre a construção da identidade da categoria como profissionais da educação, bem como sintetizar desafios e explicitar controvérsias quanto à proposta e ao modelo de oferta dos cursos técnicos do Profuncionário, dentre os quais destacam-se o posicionamento em relação a pressupostos ideológicos das políticas de educação profissional; limites e possibilidades de as instituições ofertantes atuarem sobre as principais causas de evasão de estudantes; e o posicionamento do Programa quanto à
formação centrada em competências, fundante da reforma da educação a partir dos anos 1990.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dante Diniz Bessa, Universidade Federal de Pelotas

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Citas

BARBOSA, Ana Paula. Significações de funcionários da educação sobre a sua formação por meio do Profuncionário: o impacto em sua atividade profissional. Dissertação (Mestrado) – PUC-SP, São Paulo, 2018.

BESSA, Dante Diniz. Reconstrução da identidade profissional de trabalhadoras em alimentação escolar que concluíram o curso do Profuncionário: formação e experiência em situação de trabalho. Tese (Doutorado) – FACED/UFRGS, Porto Alegre, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Orientações Gerais. Brasília: UnB/SEB/MEC, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Orientações Gerais. 4 ed. atualizada e revisada. Cuiabá: UFMG / Rede e-Tec Brasil, 2014.

COSTA, Jordana Torres. Estudo dos egressos do programa de formação profissionalizante dos funcionários da educação básica, na modalidade à distância – Profuncionário, no estado do Ceará. Dissertação (Mestrado) – UFCE, Fortaleza 2017.

CRUZ, Hobson Almeida. Um olhar sobre a formação de trabalhadores em educação: uma avaliação do programa Profuncionário no IFCE. Dissertação (Mestrado) – UFCE, Fortaleza, 2018.

JARDIM, Ana Cláudia Gonçalves de Sá. Análise dos motivos que levaram à evasão discente dos cursos do Profuncionário do polo sede de Teófilo Otoni/MG, da Rede e-Tec Brasil, do IFNMG. Dissertação (Mestrado) – UFVJM, Teófilo Otoni, 2015.

LOPES, Cláudia Simone Carneiro. A identidade profissional pela tessitura do discurso de funcionários/as da escola pública estadual no Programa Profuncionário. Dissertação (Mestrado) – UFMA, São Luis, 2014.

MONTEIRO, Ernesto Perez. Evasão na EaD: estudo de caso do programa profuncionário do IFSul. Dissertação (Mestrado) – IFSul, Pelotas, 2016.

OLIVEIRA, Silvia Regina de. O Profuncionário como política de formação: o caso dos TAEs de um município do MT. Dissertação (Mestrado) – URI, Frederico Westphalen/RS, 2021.

PEDROSO, Jociane Martins. A implementação do Programa Nacional de Valorização dos Trabalhadores em Educação – Profuncionário no Paraná. Dissertação (Mestrado) – UEOP, Cascavel, 2015.

QUEIRÓS, Soraya Menezes de. Políticas de educação profissional a distância no IFSP: uma análise do Profuncionário a partir da Teoria do Agir Comunicativo. Dissertação (Mestrado) – CETEC Paula Souza, São Paulo, 2018.

RIBEIRO, Rosselini Diniz Barbosa. Da luta política à política pública: proposição e materialização de políticas de formação para os funcionários da educação básica. Tese (Doutorado) – UFG, Goiânia, 2021.

SANTOS, Ana Lúcia dos. A [trans]formação dos funcionários da educação básica em educadores e cogestores escolares. Dissertação (Mestrado) – UFSM, Santa Maria/RS, 2019.

SILVA, Ruth Aparecida Viana da. Trabalhadores da educação básica: políticas de formação e (in)visibilidade no espaço escolar. Tese (Doutorado) – PUC-GO, Goiânia, 2021.

TRAJANO JUNIOR, Salatiel Braga. Profuncionário: fundamentos, princípios e propósitos da formação de profissionais não docentes da educação básica. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.

VARGAS, Cláudia Amélia. O programa Profuncionário e a valorização e profissionalização dos servidores da educação básica. Dissertação (Mestrado) – PUC-GO, Goiânia, 2015.

2023-09-18

Cómo citar

Bessa, D. D. (2023). Cursos Técnicos do Profuncionário: concepções e controvérsias. Retratos Da Escola, 17(38). https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1799

Número