Condições de trabalho de docentes na hora-atividade

tensões e vigilância da rede de ensino

Autori

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v18i40.1777

Parole chiave:

Condições de trabalho docente, Formação continuada, Hora-atividade

Abstract

Este artigo é parte da pesquisa de mestrado Hora-atividade dos/as professores/as dos Anos Iniciais: contributos para a formação continuada. Objetivou-se conhecer o que realizam os/as professores/as na hora-atividade e suas necessidades formativas. Participaram 15 professores/as dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Educação e Cultura de Antônio Carlos/SC. Desenvolvida na abordagem qualitativa, recorreu a exame documental, levantamento bibliográfico e questionário, com dados trabalhados à luz da análise de conteúdo. Os resultados demonstram a sobrecarga docente na hora-atividade com tarefas rotineiras e burocratizantes, demandadas pela gestão da escola e Secretaria Municipal de Educação, não possibilitando encontros para dialogar com o coletivo, tampouco permitindo formação continuada em serviço fora da escola. Constatou-se que esses/as professores/as não são sindicalizados/as, corroborando o desmonte dos direitos trabalhistas conquistados pela classe trabalhadora do magistério.

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Biografie autore

Silvia Zimmermann Pereira Guesser, Rede Municipal de Educação do Município de Antônio Carlos

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina. Professora nos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação do Município de Antônio Carlos – SC.

Márcia de Souza Hobold, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de
Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista de Produtividade em Pesquisa
do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

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Pubblicato

2024-05-10

Come citare

Guesser, S. Z. P., & Hobold, M. de S. (2024). Condições de trabalho de docentes na hora-atividade: tensões e vigilância da rede de ensino. Retratos Da Escola, 18(40). https://doi.org/10.22420/rde.v18i40.1777

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Sezione

Seção Temática