A empresarização escolar

reflexões sobre empreendedorismo e currículo

Autori

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i34.1467

Parole chiave:

Políticas Educacionais, Currículo, Ensino Médio

Abstract

O objetivo deste artigo é refletir sobre as possíveis razões que tornam relevantes questões como empreendedorismo e projeto de vida nas práticas educativas nas escolas. O foco da análise está no documento intitulado Currículo Base do Ensino médio do Território Catarinense – CBEMTC, diretriz do Novo Ensino Médio em Santa Catarina. A perspectiva teórica se pauta em autores que discutem concepções de sujeito e sua relação com o mercado na contemporaneidade. O que se observa no documento curricular analisado são técnicas de gestão de si, que movimentam o sujeito para a busca de um lugar no mercado, nas quais todos os domínios da vida individual passam a se tornar potentes recursos diante de uma necessidade de melhora do desempenho pessoal. Deste modo, a engenharia psíquica contemporânea se integra às orientações escolares a docentes e estudantes.

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Biografie autore

Ana Cristina Rodrigues Bernardes, Universidade da Região de Joinville

Mestra em Educação. Integrante do Grupo de Pesquisas em Estudos Curriculares, Docência e Tecnologias.

Jane Mery Richter Voigt, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutora em Educação e professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade da Região de Joinville. Coordenadora do Grupo de Pesquisas em Estudos Curriculares, Docência e Tecnologias.

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Pubblicato

2022-06-04

Come citare

Bernardes, A. C. R., & Voigt, J. M. R. (2022). A empresarização escolar: reflexões sobre empreendedorismo e currículo. Retratos Da Escola, 16(34), 111–125. https://doi.org/10.22420/rde.v16i34.1467

Fascicolo

Sezione

O que esperar do novo ensino médio?