Seleção de diretores/as escolares no RJ
critérios técnicos e participação da comunidade nos textos políticos municipais
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1291Parole chiave:
Gestão democrática, Seleção de diretores/as, Mérito e desempenhoAbstract
O artigo aborda os critérios técnicos de mérito e desempenho; as formas de participação da comunidade apresentados nas legislações que regulamentam a gestão democrática; e o processo de seleção de diretores/as em 39 municípios do estado do Rio de Janeiro. O debate sobre gestão democrática nas escolas inscreve-se no limiar da relação entre os textos legais da política, que pretendem fixar princípios orientadores para tal propósito, e a interpretação destes pelos atores que encenam tais textos políticos. Segundo constatou-se, formação do/a candidato/a, experiência docente, avaliação do perfil e apresentação de um plano de gestão são critérios recorrentes de análise do mérito e desempenho do/a candidato/a; enquanto eleição e consulta pública são formas de participação da comunidade. Múltiplas leituras foram feitas pelos legisladores, e tanto a interpretação como a tradução nos textos políticos são questões em disputa sobre o tema.
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