Seleção de diretores/as escolares no RJ

critérios técnicos e participação da comunidade nos textos políticos municipais

Autores/as

  • Daniela Patti Amaral Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1291

Palabras clave:

Gestão democrática, Seleção de diretores/as, Mérito e desempenho

Resumen

O artigo aborda os critérios técnicos de mérito e desempenho; as formas de participação da comunidade apresentados nas legislações que regulamentam a gestão democrática; e o processo de seleção de diretores/as em 39 municípios do estado do Rio de Janeiro. O debate sobre gestão democrática nas escolas inscreve-se no limiar da relação entre os textos legais da política, que pretendem fixar princípios orientadores para tal propósito, e a interpretação destes pelos atores que encenam tais textos políticos. Segundo constatou-se, formação do/a candidato/a, experiência docente, avaliação do perfil e apresentação de um plano de gestão são critérios recorrentes de análise do mérito e desempenho do/a candidato/a; enquanto eleição e consulta pública são formas de participação da comunidade. Múltiplas leituras foram feitas pelos legisladores, e tanto a interpretação como a tradução nos textos políticos são questões em disputa sobre o tema.

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Biografía del autor/a

Daniela Patti Amaral, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Sistemas Educacionais – GESED.

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Publicado

2022-02-10

Cómo citar

Amaral, D. P. (2022). Seleção de diretores/as escolares no RJ: critérios técnicos e participação da comunidade nos textos políticos municipais. Retratos Da Escola, 15(33), 973–996. https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1291