Gênero, sexualidade e currículo oculto em disputa: reflexões sobre a denúncia sofrida pelo NGS do Ifes- Vitória

Autori

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1202

Parole chiave:

Sexualidade, Gênero, Currículo Oculto, LGBTfobia, Educação.

Abstract

Este trabalho tem o intuito de discutir e compreender as motivações e o conteúdo da denúncia sofrida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Diversidade Sexual – NGS, em função do conteúdo do curso ‘Cidadania, Gênero e Raça na Sociedade Contemporânea’, ofertado pelo Núcleo, no Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, câmpus Vitória. Pretende-se também analisar os esclarecimentos prestados pelo NGS. Para tanto, utiliza-se como suporte teórico o conceito de currículo oculto de Silva, a discussão sobre gênero e sexualidade de Foucault, a discussão de gênero e sexualidade na escola de Louro e documentos oficiais que regem a educação brasileira. Para a análise, utilizou-se o método comparativo de dados, bem como a realização de uma entrevista semiestruturada. Por fim, aponta-se a falta de suporte teórico na denúncia e uma tentativa de silenciar os estudos de gênero e sexualidade no curso em questão.

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Biografie autore

Lohan Galvão de Oliveira, Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Espírito Santo

Aluno no programa de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Possui graduação em Chemistry - Ohio University (2015) e graduação em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (2017). Participa desde 2018/2 do Grupo de Pesquisa Educação, História e Diversidade.

Joel Almeida Neto, Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Espírito Santo

Professor de Ciências e Biologia na Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU).
Aluno no programa de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES).
Graduado em Ciências Biológicas - Bacharelado (2017) e Licenciatura (2015) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Participa desde 2017/2 do Grupo de Pesquisa Educação, História e Diversidade.

Edmar Reis Thiengo, Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Espírito Santo

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, onde atua como Coordenador da Área de Matemática e como professor do Curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – EDUCIMAT/Ifes. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, mesma instituição onde tornou-se Mestre em Educação, desenvolvendo pesquisas na área de História da Matemática; Licenciado em Ciências e Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola – MG. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática Inclusiva (Ifes). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, História e Diversidades (Ifes), desenvolvendo pesquisas na área da Educação e Diversidades.

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Pubblicato

2021-09-24

Come citare

Oliveira, L. G. de, Almeida Neto, J., & Thiengo, E. R. (2021). Gênero, sexualidade e currículo oculto em disputa: reflexões sobre a denúncia sofrida pelo NGS do Ifes- Vitória. Retratos Da Escola, 15(32), 599–616. https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1202