• Beatriz Rodrigues Lino dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Marcos Lopes de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Parole chiave:

Formação docente. Diversidade de gênero. Diversidade sexual.

Abstract

Este artigo objetivou analisar as marcas construídas por professoras participantes de um curso de formação sobre diversidade de gênero e sexual desenvolvido por uma universidade estadual baiana. Apoiamo-nos na vertente pós-estruturalista e realizamos entrevistas semiestruturadas com cinco docentes egressas do curso e atuantes na educação básica. Percebemos que as professoras construíram um olhar mais sensível sobre as questões de gênero e sexualidade, contestando o preconceito internalizado e sentindo-se impulsionadas para esses debates na escola, embora requeiram novas aprendizagens.

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Beatriz Rodrigues Lino dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pedagoga, graduada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, campus de Jequié (2009-2013). Mestra no Programa de Pós-Graduação stricto sensu Educação Científica e Formação de Professores (2016-2018). Professora da educação Básica

Marcos Lopes de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Departamento de Ciências Biológicas - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores

Riferimenti bibliografici

BORGES, Z. N.; MEYER, D. E. Limites e possibilidades de uma ação educativa na redução da vulnerabilidade à violência e à homofobia. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 58, p. 59-76, jan./mar., 2008.

BUTLER, J. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do sexo; In: LOURO, G. L. (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 151-165.

FELIPE, J.; GUIZZO, B. S. Entre batons, esmaltes e fantasias. In: MEYER, D. E.; SOARES, R. F. R. Corpo, gênero e sexualidade. 2 ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2008, p. 31-40.

FERRARI, A. Homossexualidade. In: COLLING, A. M.; TEDESCHI, L. A. (orgs.). Dicionário crítico de gênero. Dourados: Ed. UFGD, 2015, p. 358-363.

FERRARI, A.; CASTRO, R. P. “Quem está preparado pra isso?”: Reflexões sobre a formação docente para as homossexualidades. Práxis Educativa, Brasil, v. 8, n. 1, p. 295-317, enero-junio, 2013.

FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FOUCALT, M. História da sexualidade 1: a vontade de saber. 13ª Ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

FOUCAULT, M. História da sexualidade II: o uso dos prazeres. 13 ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2010.

LARROSA, J. Literatura, experiência e formação. In: COSTA, M. V. (org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 133-160.

LARROSA, J. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 4-27, dez. 2011.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: das afinidades políticas às tensões teórico-metodológicas. Educação em Revista, Belo Horizonte. n. 46, p. 201-218, dez. de 2007.

LOURO, G. L. Um corpo estranho: ensaio sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

LOURO, G. L. Educação e docência: diversidade, gênero e sexualidade. Revista Brasileira de Pesquisa sobre formação docente, Belo Horizonte, v. 3, n.4, p.62-70. 2011.

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014.

MARSHALL, J. Michel Foucault: pesquisa educacional como problematização. In: PETERS, M. A.; BESLEY, T. (orgs.). Por que Foucault? Novas diretrizes para a pesquisa educacional. Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 25-39.

MEYER. D. E; PARAÍSO, M. A. Apresentação à primeira edição. In: MEYER, D. E.; PARAÍSO, M. A. (orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014. 2ª ed. p. 17-24.

NOGUEIRA, G.; COLLING, L. “Homofobia, heterossexismo, heterossexualidade compulsória, heteronormatividade”. In: COLLING, A. M.; TEDESCHI, L. A. (orgs.). Dicionário crítico de gênero. Dourados: Ed. UFGD, 2015, p. 353-358.

PRADO, M. A. M.; PERUCCHI, J.; TORRE, M. A.; MARTINS, D. A.; TOLENTINO, L. Formação de professores e subalternidades sexuais: uma experiência no âmbito das proposições do programa Brasil sem homofobia. In: RIBEIRO, P. R. C; SILVA, M. R. S.; GOELLNER, S. V. Corpo, gênero e sexualidade: composição e desafios para a formação docente. Rio Grande: Editora da FURG, 2009, p. 115-126.

ROHDEN, F. Gênero, sexualidade e raça/etnia: desafios transversais na formação do professor. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 136, p.157-174, jan./abr., 2009.

SOUZA, M. L. Diversidade de gênero e sexual: apontamentos de uma proposta de formação docente In: SEFFNER, F. CAETANO, M. Discurso, discursos e contra-discursos latino-americanos sobre a diversidade sexual e de gênero. Rio Grande: Editora da FURG, 2016, p. 979-997.

SOUZA, M. L.; SANTOS, L. A. “Apague o quadro que nem homem!”: os embates sobre diversidade de gênero e sexual em um curso de formação de professores de ciências e biologia. In: FERRARI, A. et al. Anais [do] VI Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade; II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade; II Encontro Gênero e Diversidade na Escola, Juiz de Fora, MG – Lavras: Center Gráfica e Editora, 2014.

VERGUEIRO, V.; GUZMÁN, B. R. Colonialidade e cis-normatividade: conversando com Viviane Vergueiro. Iberoamérica Social: revista-red de estudios sociales, Sevilla, v. 2, n. 3, 15-21, dez. de 2014.

2020-07-29

Come citare

dos Santos, B. R. L., & Souza, M. L. de. (2020). Novos olhares sobre gênero e sexualidade: transformações advindas de um curso de formação docente. Retratos Da Escola, 14(28), 159–176. https://doi.org/10.22420/rde.v14i28.1105

Fascicolo