Novos olhares sobre gênero e sexualidade: transformações advindas de um curso de formação docente

Authors

  • Beatriz Rodrigues Lino dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Marcos Lopes de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v14i28.1105

Keywords:

Formação docente. Diversidade de gênero. Diversidade sexual.

Abstract

Este artigo objetivou analisar as marcas construídas por professoras participantes de um curso de formação sobre diversidade de gênero e sexual desenvolvido por uma universidade estadual baiana. Apoiamo-nos na vertente pós-estruturalista e realizamos entrevistas semiestruturadas com cinco docentes egressas do curso e atuantes na educação básica. Percebemos que as professoras construíram um olhar mais sensível sobre as questões de gênero e sexualidade, contestando o preconceito internalizado e sentindo-se impulsionadas para esses debates na escola, embora requeiram novas aprendizagens.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Beatriz Rodrigues Lino dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pedagoga, graduada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, campus de Jequié (2009-2013). Mestra no Programa de Pós-Graduação stricto sensu Educação Científica e Formação de Professores (2016-2018). Professora da educação Básica

Marcos Lopes de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Departamento de Ciências Biológicas - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores

References

BORGES, Z. N.; MEYER, D. E. Limites e possibilidades de uma ação educativa na redução da vulnerabilidade à violência e à homofobia. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 58, p. 59-76, jan./mar., 2008.

BUTLER, J. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do sexo; In: LOURO, G. L. (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 151-165.

FELIPE, J.; GUIZZO, B. S. Entre batons, esmaltes e fantasias. In: MEYER, D. E.; SOARES, R. F. R. Corpo, gênero e sexualidade. 2 ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2008, p. 31-40.

FERRARI, A. Homossexualidade. In: COLLING, A. M.; TEDESCHI, L. A. (orgs.). Dicionário crítico de gênero. Dourados: Ed. UFGD, 2015, p. 358-363.

FERRARI, A.; CASTRO, R. P. “Quem está preparado pra isso?”: Reflexões sobre a formação docente para as homossexualidades. Práxis Educativa, Brasil, v. 8, n. 1, p. 295-317, enero-junio, 2013.

FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FOUCALT, M. História da sexualidade 1: a vontade de saber. 13ª Ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

FOUCAULT, M. História da sexualidade II: o uso dos prazeres. 13 ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2010.

LARROSA, J. Literatura, experiência e formação. In: COSTA, M. V. (org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 133-160.

LARROSA, J. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 4-27, dez. 2011.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: das afinidades políticas às tensões teórico-metodológicas. Educação em Revista, Belo Horizonte. n. 46, p. 201-218, dez. de 2007.

LOURO, G. L. Um corpo estranho: ensaio sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

LOURO, G. L. Educação e docência: diversidade, gênero e sexualidade. Revista Brasileira de Pesquisa sobre formação docente, Belo Horizonte, v. 3, n.4, p.62-70. 2011.

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014.

MARSHALL, J. Michel Foucault: pesquisa educacional como problematização. In: PETERS, M. A.; BESLEY, T. (orgs.). Por que Foucault? Novas diretrizes para a pesquisa educacional. Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 25-39.

MEYER. D. E; PARAÍSO, M. A. Apresentação à primeira edição. In: MEYER, D. E.; PARAÍSO, M. A. (orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014. 2ª ed. p. 17-24.

NOGUEIRA, G.; COLLING, L. “Homofobia, heterossexismo, heterossexualidade compulsória, heteronormatividade”. In: COLLING, A. M.; TEDESCHI, L. A. (orgs.). Dicionário crítico de gênero. Dourados: Ed. UFGD, 2015, p. 353-358.

PRADO, M. A. M.; PERUCCHI, J.; TORRE, M. A.; MARTINS, D. A.; TOLENTINO, L. Formação de professores e subalternidades sexuais: uma experiência no âmbito das proposições do programa Brasil sem homofobia. In: RIBEIRO, P. R. C; SILVA, M. R. S.; GOELLNER, S. V. Corpo, gênero e sexualidade: composição e desafios para a formação docente. Rio Grande: Editora da FURG, 2009, p. 115-126.

ROHDEN, F. Gênero, sexualidade e raça/etnia: desafios transversais na formação do professor. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 136, p.157-174, jan./abr., 2009.

SOUZA, M. L. Diversidade de gênero e sexual: apontamentos de uma proposta de formação docente In: SEFFNER, F. CAETANO, M. Discurso, discursos e contra-discursos latino-americanos sobre a diversidade sexual e de gênero. Rio Grande: Editora da FURG, 2016, p. 979-997.

SOUZA, M. L.; SANTOS, L. A. “Apague o quadro que nem homem!”: os embates sobre diversidade de gênero e sexual em um curso de formação de professores de ciências e biologia. In: FERRARI, A. et al. Anais [do] VI Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade; II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade; II Encontro Gênero e Diversidade na Escola, Juiz de Fora, MG – Lavras: Center Gráfica e Editora, 2014.

VERGUEIRO, V.; GUZMÁN, B. R. Colonialidade e cis-normatividade: conversando com Viviane Vergueiro. Iberoamérica Social: revista-red de estudios sociales, Sevilla, v. 2, n. 3, 15-21, dez. de 2014.

Published

2020-07-29

How to Cite

dos Santos, B. R. L., & Souza, M. L. de. (2020). Novos olhares sobre gênero e sexualidade: transformações advindas de um curso de formação docente. Retratos Da Escola, 14(28), 159–176. https://doi.org/10.22420/rde.v14i28.1105

Issue

Section

A batalha em torno do gênero: a Educação Básica contra ataca