Base Nacional Comum Curricular: ponto de saturação e retrocesso na educação

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v12i23.887

Mots-clés :

Base Nacional Comum Curricular. Políticas educacionais. Plano Nacional de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Currículo.

Résumé

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é hoje o centro gravitacional das políticas do Ministério da Educação. Neste texto procuro construir a tese de que a BNCC representa um grave retrocesso na educação brasileira, ponto de saturação de um projeto de centralização curricular iniciado há mais de 20 anos, com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Também exploro alguns elementos recentes do processo de “implantação” da Base, que ocorre simultaneamente dentro e fora do Estado, sublinhando que a complexidade desses processos desafia eventuais ações de resistência organizada à BNCC.

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Publié-e

2018-11-13

Comment citer

Cássio, F. L. (2018). Base Nacional Comum Curricular: ponto de saturação e retrocesso na educação. Retratos Da Escola, 12(23), 239–254. https://doi.org/10.22420/rde.v12i23.887

Numéro

Rubrique

(Des)democratização da Educação Brasileira