Pior a emenda que o soneto: os reflexos da EC 95/2016

Auteurs-es

  • Paulo de Sena Martins Câmara dos Deputados

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v12i23.869

Mots-clés :

Emenda Constitucional nº 95. Políticas educacionais. Educação e política de austeridade.

Résumé

O objetivo é discutir a política de austeridade fiscal imposta pelo Governo Federal com a aprovação da Emenda Constitucional nº 95 de 2016 e seus impactos nas políticas sociais, dentre estas, a educação. A análise dos dados orçamentários que informam sobre os gastos públicos da educação demonstram que o Novo Regime Fiscal pode levar à “morte o PNE”, retirando-o, inclusive, da agenda política. Se EC 95 tem por objeto a recuperação econômica, infelizmente desconsidera a educação como indutora de outras políticas públicas, como multiplicador do PIB e fator de aumento da produtividade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Paulo de Sena Martins, Câmara dos Deputados

É doutor em Educação pela Universidade de Brasília. Mestre em Direito Penal pela Universidade de São Paulo. Atua como consultor legislativo da área de Educação, Cultura e Desporto na Câmara dos Deputados

Téléchargements

Publié-e

2018-11-13

Comment citer

Martins, P. de S. (2018). Pior a emenda que o soneto: os reflexos da EC 95/2016. Retratos Da Escola, 12(23), 227–238. https://doi.org/10.22420/rde.v12i23.869

Numéro

Rubrique

(Des)democratização da Educação Brasileira