Reforma do ensino médio: Pragmatismo e lógica mercantil

Auteurs-es

  • Monica Ribeiro da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Leda Scheibe Universidade Federal de Santa Catarina

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.769

Résumé

Neste texto mostramos que o conjunto de argumentos
utilizado pelos propositores e defensores da atual reforma do ensino
médio compõe uma linha de alegações reiterada nos últimos 20 anos,
conforme evidencia a análise dos documentos normativos, baseados
na defesa da necessidade de adequação do ensino médio a requisitos
do mercado de trabalho e/ou em necessidades definidas pelo setor
empresarial. Esses argumentos aproximam a última etapa da educação
básica à visão mercantil da escola pública e contrariam seu caráter
público, inclusivo e universal.

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Biographie de l'auteur-e

Monica Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Laboratório de Estudos de História da África (LEHAf). Editor Técnico da Revista Estudos Feministas, bem como da Revista Retratos da Escola.

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Publié-e

2017-08-09

Comment citer

da Silva, M. R., & Scheibe, L. (2017). Reforma do ensino médio: Pragmatismo e lógica mercantil. Retratos Da Escola, 11(20), 19–31. https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.769

Numéro

Rubrique

A reforma do Ensino Médio em questão