Formação do/a profissional de Apoio Administrativo Educacional na rede estadual do Mato Grosso

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1792

Mots-clés :

Formação, Apoio Administrativo Educacional, Profissionalidade

Résumé

Este artigo analisa os reflexos da formação no trabalho educativo de profissionais de apoio administrativo educacional, a partir de pesquisa sobre a política de formação desses/as profissionais na rede estadual de Mato Grosso, entre 1998 e 2013, apontando para a necessidade dessas políticas de formação na educação superior, específica, que tenham ressonância nas demandas da escola pública; isso fortalece a profissionalidade e o trabalho educativo do/da profissional de Apoio Administrativo Educacional – AAE nos espaços democráticos da escola. Destaca-se a importância de sua atuação nos espaços de poder da escola pública, diante da Lei de Gestão Democrática nº 7.040/1998. A pesquisa bibliográfica, articulada à análise documental, tem referencial teórico de Mario Manacorda (2010; 2012), Maria Cecília Minayo (1994), João Antonio C. de Monlevade (2009), Dermeval Saviani (2005, 2012) e Guelda C. Andrade (2017).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Karine Nunes de Moraes, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

Guelda Cristina de Oliveira Andrade, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação

Mestra em Política Educacional.

Références

ANDRADE, Guelda Cristina de Oliveira. O profissional de Apoio Administrativo Educacional e a formação: semeadura para o trabalho educativo. Cuiabá, Print Gráfica e Editora, 2017.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CEB n. 16/2005. Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para a área profissional de Serviços de Apoio Escolar. Brasília, 2005.

BRASIL. Lei nº 12.014, 06 de agosto de 2009. Altera o art. 61 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, com a finalidade de discriminar as categorias de trabalhadores que se devem considerar profissionais da educação. 2009. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12014.htm>. Acesso em: jul. 2023.

BRASIL. Lei nº 12.796, 04 de abril de 2013. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dá outras providências. 2013. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm>. Acesso em: jul. 2023.

BRASIL. Resolução nº 5, de 3 de agosto de 2010. Fixa as Diretrizes Nacionais para os Planos de Carreira e Remuneração dos Funcionários da Educação Básica pública. 2010. Disponível em: <https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECEBN52010.pdf?query=326/1998-CEE/MS>. Acesso em: jul. 2023.

BRASIL. LEI nº13.005, de 25de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: jul. 2023.

COÊLHO, Ildeu Moreira. Por uma outra formação no ensino superior. In: OLIVEIR A, João Ferreira de (org.). O campo universitário no Brasil: políticas, ações e processos de reconfiguração. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011. p. 129-142.

CUNHA, Luiz Antônio. O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. 2 ed. São Paulo: Unesp, 2005. DOI: https://doi.org/10.7476/9788539303007

MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Campinas, SP: Alínea, 2010.

MANACORDA, Mario Alighiero. Karl Marx e a liberdade. Campinas, SP: Alínea, 2012.

MONLEVADE, João Antonio Cabral de. História e construção da identidade: compromissos e expectativas. Retratos da Escola. Funcionário de escola: identidade e profissionalização, Brasília, v. 3, n. 5, p. 325- 337, 2009.

SAVIANI, Dermeval. Educação socialista, pedagogia histórico-crítica e os desafios da sociedade de classes. In: LOMBARDI, José Claudinei & SAVIANI, Dermeval (org.). Marxismo e educação: debates contemporâneos. Campinas-SP: Autores Associados, 2005. p. 223-274.

SAVIANI, Dermeval & DUARTE, Newton. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9697

Téléchargements

Publié-e

2023-09-18

Comment citer

Moraes, K. N. de, & Cristina de Oliveira Andrade, G. (2023). Formação do/a profissional de Apoio Administrativo Educacional na rede estadual do Mato Grosso. Retratos Da Escola, 17(38). https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1792

Numéro

Rubrique

Valorização de funcionários e funcionárias da educação básica