Reflexões acerca da especificidade da escola

afinal, para que servem as escolas?

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1635

Mots-clés :

Educação., Especificidade Escolar., Mundo Comum.

Résumé

O presente artigo tematiza a noção da especificidade da escola – em outras palavras, para que servem as escolas? O estudo se baseia em pesquisa bibliográfica, considerando as reflexões de autores/as contemporâneos/as acerca da problematização e propõe uma reflexão acerca da especificidade da escola, dos elementos que a constituem e da importância de (ainda) se acreditar naquilo que só uma escola é capaz de fazer e impactar. Faz-se isso com o intuito de consolidar as reflexões sobre a importância da escola para a constituição de um mundo humano comum, mais harmônico, ético e responsável, que dá as boas-vindas às gerações que aqui chegam. Considera-se, em síntese, que o conhecimento escolar pode permitir aos/às alunos/as o alargamento dos conhecimentos acerca de algum aspecto do mundo que já lhes é conhecido, construído especialmente por meio da experiência diária. É o conhecimento oferecido na e pela escola que permite que os/as estudantes, independentemente de seus antecedentes, consigam ir além da experiência cotidiana.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Jenerton Arlan Schütz, Instituto Federal Goiano

Doutor em Educação. Professor no Instituto Federal Goiano.

Références

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Tradução de Mauro W. Barbosa. 7 ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.

BOUFLEUER, J. P. & SCHÜTZ, J. A. Condição humana, mundo comum e educação. Educação, 43(2), e35803, 2020. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.35803

BRAYNER, Flávio. Educação e republicanismo: experimentos arendtianos para uma educação melhor. Brasília: Liber Livro, 2008.

CARVALHO, José Sérgio F. de. Reflexões sobre educação, formação e esfera pública. Porto Alegre: Penso, 2013.

CARVALHO, José Sérgio F. de. Algumas reflexões sobre o papel da escola de 2º Grau. In: Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, suplemente 2, p. 36-39, 1996. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1996.139644

DUSSEL, Inés; MASSCHELEIN, Jan & SIMONS, Maarten. A politização e a popularização como domesticação da escola: contrapontos latino-americanos. Tradução de Fernando Coelho. In: LARROSA, Jorge (Org.). Elogio da escola. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017b. (Coleção Educação: Experiência e Sentido), pp. 147-160.

FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Função da Escola Pública. In: SANTIAGO, Anna Rosa Fontella & FEIL, Iselda Teresinha Sausen; ALLEBRANDT, Lídia Inês (Org.). O curso de Pedagogia da Unijuí – 55 anos. Ijuí: Unijuí, 2013.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime & FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não-lugar da EF Escolar I. Cadernos de Formação RBCE, p. 9-24, set. 2009.

LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Tradução de Cristina Antunes. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. (Coleção Educação: Experiência e Sentido).

MARQUES, Mário Osório. A aprendizagem na mediação social do aprendido e da docência. 3 ed. rev. Editora Unijuí, 2006. (Coleção Mario Osorio Marques; v. 4).

MASSCHELEIN, Jan & SIMONS, Maarten. A pedagogia, a democracia, a escola. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. (Coleção Educação: Experiência e Sentido).

MASSCHELEIN, Jan & SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: Uma questão pública. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017a. (Coleção Educação: Experiência e Sentido).

MASSCHELEIN, Jan & SIMONS, Maarten. A língua da escola: alienante ou emancipadora? In: LARROSA, Jorge (Org.). Elogio da escola. Tradução de Fernando Coelho. 1 ed. Belo horizonte: Autêntica, 2017b. (Coleção Educação: Experiência e Sentido). p. 19-40. DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.28318

POMBO, Olga. A escola, a recta e o círculo. Lisboa: Relógio D’Água, 2002.

SAVATER, Fernando. O valor de educar. Tradução de Monica Stahel. 2 ed. São Paulo: Planeta, 2012.

SCHÜTZ, J. A. & JUNGES, F. C. Educação escolar e dívida simbólica: reflexões sobre a (des)caracterização da escola e da docência. Revista Teias, v. 23, n. 68, jan./mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.53981

SCHÜTZ, J. A., FENSTERSEIFER, P. E. & COSSETIN, V. L. F. Família e escola em sociedades republicanas: saudáveis dissonâncias. Práxis Educativa, vol. 15, Ponta Grossa, 26-Mar, 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14687.024

SCHÜTZ, J. A. & MAYER, L. Prefácio. In: SCHÜTZ, J. A. & MAYER, L. Educação Escolar: cercanias de um debate. São Paulo: Editora Pedro e João, 2020.

SCHWENGBER, I. L. & SCHÜTZ, J. A. Formação e subjetivação: a educação escolar enquanto cuidado de si. In: NEITZEL, O., ed. Autogoverno e formação humana em tempos sombrios: aspectos éticos e políticos [online]. Chapecó: Editora UFFS, 2020, pp. 145-167. DOI: https://doi.org/10.7476/9786586545364.0008

YOUNG, Michael. O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 48, p. 609-623, set./dez. 2011.

YOUNG, Michael. O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 48, p. 609-623, set./dez. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782011000300005

YOUNG, Michael. Por que o conhecimento é importante para as escolas do século XXI? Tradução Tessa Bueno. Revisão Técnica Cláudia Valentina Assumpção Galian. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 46, n. 159, p. 18-37, jan./mar. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/198053143533

Téléchargements

Publié-e

2023-12-27

Comment citer

Schütz, J. A. (2023). Reflexões acerca da especificidade da escola: afinal, para que servem as escolas?. Retratos Da Escola, 17(39). https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1635