Reflexões acerca da especificidade da escola
afinal, para que servem as escolas?
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1635Palabras clave:
Educação., Especificidade Escolar., Mundo Comum.Resumen
O presente artigo tematiza a noção da especificidade da escola – em outras palavras, para que servem as escolas? O estudo se baseia em pesquisa bibliográfica, considerando as reflexões de autores/as contemporâneos/as acerca da problematização e propõe uma reflexão acerca da especificidade da escola, dos elementos que a constituem e da importância de (ainda) se acreditar naquilo que só uma escola é capaz de fazer e impactar. Faz-se isso com o intuito de consolidar as reflexões sobre a importância da escola para a constituição de um mundo humano comum, mais harmônico, ético e responsável, que dá as boas-vindas às gerações que aqui chegam. Considera-se, em síntese, que o conhecimento escolar pode permitir aos/às alunos/as o alargamento dos conhecimentos acerca de algum aspecto do mundo que já lhes é conhecido, construído especialmente por meio da experiência diária. É o conhecimento oferecido na e pela escola que permite que os/as estudantes, independentemente de seus antecedentes, consigam ir além da experiência cotidiana.
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