Jornada escolar para além dos muros da escola

proposta de Educação Integral do Centro de Ensino Professor Darcy Ribeiro, Petrópolis/RJ

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1581

Mots-clés :

Educação Integral, Políticas Educacionais, Tempo Integral

Résumé

Exploro neste relato de experiência a proposta de Educação Integral do Centro de Ensino Professor Darcy Ribeiro, que atendia estudantes dos anos finais do ensino fundamental no contraturno, proporcionando a ampliação da jornada fora do espaço de escolarização, colocada em prática por educadores/as da rede de ensino de Petrópolis/RJ, entre 2014-2016. O Centro de Ensino era considerado núcleo-piloto da vertente Aluno em Tempo Integral do Plano Municipal de Educação Integral. Pode se constatar que o Centro foi bem sucedido em sua prática, as matriculas por oficina aumentaram gradativamente ao longo dos anos, chegando quase a dobrar de quantidade no terceiro ano de implantação do Darcy. Contudo, em 2017, com a mudança da administração municipal após as eleições no final de 2016, a nova equipe da SEMED modificou as diretrizes pedagógicas, exonerando a equipe gestora e descaracterizando a ideia do espaço como Núcleo de Educação Integral. Este relato está embasado em minha dissertação de mestrado, e ouso transparecer o encantamento que me moveu durante o período em que acompanhei a ‘equipe do Darcy’ e, juntos/as, vivemos a melhor experiência pedagógica de nossas vidas.

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Adriana Pereira da Cunha de Mendonça Salim, Secretaria Municipal de Educação de Petrópolis

Subsecretária de Educação na Secretaria Municipal de Educação de Petrópolis e mestra em Educação.

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Publié-e

2022-12-22

Comment citer

Pereira da Cunha de Mendonça Salim, A. (2022). Jornada escolar para além dos muros da escola: proposta de Educação Integral do Centro de Ensino Professor Darcy Ribeiro, Petrópolis/RJ. Retratos Da Escola, 16(36), 1111–1132. https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1581

Numéro

Rubrique

Relato de Experiência