Jornada escolar para além dos muros da escola

proposta de Educação Integral do Centro de Ensino Professor Darcy Ribeiro, Petrópolis/RJ

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1581

Keywords:

Educação Integral, Políticas Educacionais, Tempo Integral

Abstract

Exploro neste relato de experiência a proposta de Educação Integral do Centro de Ensino Professor Darcy Ribeiro, que atendia estudantes dos anos finais do ensino fundamental no contraturno, proporcionando a ampliação da jornada fora do espaço de escolarização, colocada em prática por educadores/as da rede de ensino de Petrópolis/RJ, entre 2014-2016. O Centro de Ensino era considerado núcleo-piloto da vertente Aluno em Tempo Integral do Plano Municipal de Educação Integral. Pode se constatar que o Centro foi bem sucedido em sua prática, as matriculas por oficina aumentaram gradativamente ao longo dos anos, chegando quase a dobrar de quantidade no terceiro ano de implantação do Darcy. Contudo, em 2017, com a mudança da administração municipal após as eleições no final de 2016, a nova equipe da SEMED modificou as diretrizes pedagógicas, exonerando a equipe gestora e descaracterizando a ideia do espaço como Núcleo de Educação Integral. Este relato está embasado em minha dissertação de mestrado, e ouso transparecer o encantamento que me moveu durante o período em que acompanhei a ‘equipe do Darcy’ e, juntos/as, vivemos a melhor experiência pedagógica de nossas vidas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Adriana Pereira da Cunha de Mendonça Salim, Secretaria Municipal de Educação de Petrópolis

Subsecretária de Educação na Secretaria Municipal de Educação de Petrópolis e mestra em Educação.

References

BRASIL. Programa Mais Educação – passo a passo. Brasília/DF, 2013ª. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2021.

BRASIL. Manual Operacional de Educação Integral – Brasília/DF, 2013b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14458-manual-mais-educacao-2013-final-171013-2-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 25 ago. 2021.

CAVALIERE, Ana Maria. Escolas de tempo integral versus alunos em tempo integral. Em aberto. Brasília, v. 22, n. 80, p. 51-63, abr. 2009.

CENTRO DE ENSINO PROFESSOR DARCY RIBEIRO. Projeto Político Pedagógico - PPP, 2015a.

CENTRO DE ENSINO PROFESSOR DARCY RIBEIRO. Projeto: Educação Patrimonial, 2015b.

CENTRO DE ENSINO PROFESSOR DARCY RIBEIRO. Projeto: Sala do Aluno, 2016.

CENTRO DE REFERÊNCIAS EM EDUCAÇÃO INTEGRAL. Educador na educação integral. 2014. Disponível em: <http://educacaointegral.org.br/glossario/educador/>. Acesso em: 26 de ago. 2021.

COELHO, Lígia Martha C. da Costa. História(s) da educação integral. Em Aberto. Brasília, v. 22, n. 80, p. 83-96, abr. 2009.

FREIRE. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

LOMONACO, Beatriz Penteado & SILVA, Letícia Araújo Moreira. Percursos da Educação integral em busca da qualidade e da equidade. São Paulo: CENPEC: Fundação Itaú Social – Unicef, 2013.

MOLL, Jaqueline. A construção da educação integral no Brasil: aportes do Programa Mais Educação. In: COELHO, Lígia Martha C. da Costa (Org.). Educação Integral: história, políticas, práticas. Rio de Janeiro: Rovelle, 2013, p. 69-83.

PACHECO, José. A escola não é um edifício, são as pessoas. Entrevistadora: Mariana Tokarnia. UOL Educação, 11 de abril de 2016. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/noticias/2016/04/11/a-escola-nao-e-um-edificio-sao-as-pessoas-diz-jose-pacheco.htm>. Acesso em: 22 de ago. 2021.

PACHECO, José. Dicionário de Valores. São Paulo: Edições SM, 2012.

PETRÓPOLIS. Plano Municipal de Educação. Lei n. 6.709 de 15 de dezembro de 2009. Diário Oficial, Petrópolis, RJ, ANO XVII – Nº 3401,16 dez. 2009. Disponível em: <http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/servicos-na-web/informacoes/diario-oficial/finish/84-dezembro/1500-3401-quarta-feira-16-de-dezembro-de-2009.html>. Acesso em: 10 fev. 2016.

PETRÓPOLIS. Lei n. 6.870 de 03 de agosto de 2011, que dispõe sobre o Plano de Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação Pública Municipal de Petrópolis – RJ. Disponível em: <http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/servicos-na-web/informacoes/diario-oficial/finish/65-agosto/1147-3792-quinta-feira-4-de-agosto-de-2011.html>. Acesso em: 20 de ago. 2021.

PETRÓPOLIS. Regimento Escolar das Escolas e Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Petrópolis. RESOLUÇÃO nº 001 de 03 de fevereiro de 2015. Diário Oficial, Petrópolis, RJ, ANO XXIV – nº 4708, 21 mai. 2015. Disponível em: <http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/servicos-na-web/informacoes/diario-oficial/finish/187-maio/3481-4708-quinta-feira-21-de-maio-de-2015.html>. Acesso em: 13 nov. 2016.

RIBEIRO, Darcy. O livro dos CIEPs. Rio de Janeiro: Bloch, 1986.

RIBEIRO, Darcy. Testemunho. Fundação Darcy Ribeiro: Rio de Janeiro, 1990. Disponível em: <http://www.afoiceeomartelo.com.br/posfsa/Autores/Ribeiro,%20Darcy/Darcy%20Ribeiro%20-%20Testemunho.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2021.

SALIM, Adriana Pereira da Cunha de Mendonça. Uma proposta de Educação Integral – Fundamentada nos valores de uma Comunidade. In: Seminário da ANPAE-RJ, V, 2016, Niterói. Anais... Niterói: Série Cadernos Anpae, n. 37, p. 431-442, abr. 2016. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B20ZOvzaKveXZEhqQks5OGUzU2s/view>. Acesso em: 26 ago. 2021.

SALIM, Adriana Pereira da Cunha de Mendonça. Uma Política Pública de Educação em Tempo Integral em Construção – Agregando Valores. In: EDUCERE – XII Congresso Nacional de Educação. Curitiba, 2015 Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/21646_10355.pdf>. Acesso em: 22 de ago. 2021.

SALIM, Adriana Pereira da Cunha de Mendonça. Centro de Ensino Professor Darcy Ribeiro: proposta de tempo integral da rede municipal de Petrópolis. Petrópolis: Pembroke Collins, 2020.

THIESEN, Juares da Silva. Tempo Integral; uma outra lógica para o currículo da escola pública. Projeto TCF5021 UFSC, 2006. Disponível em: <http://www.abed.org.br/seminario2006/pdf/tc021.pdf>. Acesso em: 27 nov. 2016.

WERNECK, Vera. Educação e Sensibilidade; um estudo sobre a Teoria dos Valores. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1996.

Published

2022-12-22

How to Cite

Pereira da Cunha de Mendonça Salim, A. (2022). Jornada escolar para além dos muros da escola: proposta de Educação Integral do Centro de Ensino Professor Darcy Ribeiro, Petrópolis/RJ. Retratos Da Escola, 16(36), 1111–1132. https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1581

Issue

Section

Relato de Experiência