Racionalidade neoliberal e trabalho docente

interferência da cultura performativa nas condições de trabalho de professores e professoras

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1518

Mots-clés :

Trabalho Docente, Racionalidade Neoliberal, Performatividade, Politicas Educacionais

Résumé

Este artigo analisa a implementação da cultura performativa na educação pelo modelo de gestão empresarial e sua interferência nas condições de trabalho, dinâmica interpessoal e identidade de docentes. Fruto de pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental realizada no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, investiga: a formação de um modelo de governança gerencial, produzido pela racionalidade toyotista/liberal, para compreender a formação do/da sujeito/a empresarial; a ideia de reconhecimento rofissional decorrente da performance, num mecanismo de luta pela visibilidade; uma nova identidade docente a partir do poder disciplinar da performatividade. Os resultados apontaram que a ascensão dessa cultura competitiva na educação é responsável por uma subjetividade negativa, com sofrimento no trabalho, perda de identidade somatizada em depressão generalizada, levando, muitas vezes, o/a professor/a ao adoecimento físico e emocional.

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Diego Bechi, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo e coordenador do Polo da Universidade Aberta do Brasil de Tapejara, Rio Grande do Sul.

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo.

Doutor em Educação e professor da Universidade de Passo Fundo.

Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Universidade Federal de Santa Maria; Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação. Professora pesquisadora na Universidade Federal de Santa Maria e vice coordenadora do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

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Publié-e

2023-09-18

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Bechi, D., Fávero, A. A., & Almeida, M. de L. P. de. (2023). Racionalidade neoliberal e trabalho docente: interferência da cultura performativa nas condições de trabalho de professores e professoras. Retratos Da Escola, 17(38). https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1518