Políticas de financiamento no Brasil contemporâneo

a corrosão do Estado e o direito à educação

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DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1449

Mots-clés :

Estado, Direito à educação, Gestão, Financiamento, Políticas Educacionais

Résumé

O presente texto propõe-se a apresentar um mapeamento das tendências e abordagens de pesquisas apresentadas no âmbito do Grupo de Trabalho Estado e Políticas Educacionais – GT 05 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd, entre 1997 a 2019, que enfocaram as ‘políticas de financiamento’ e o ‘direito à educação’. Nosso intento é propiciar visibilidade dos contributos de pesquisadores/as brasileiros/as, em diferentes contextos, sobre avaliações de políticas públicas voltadas para os referidos temas, visando sistematizar os antecedentes históricos do intercâmbio do GT 05 da ANPEd ocorrido em 2020, o qual culminou no presente dossiê Políticas de financiamento no Brasil contemporâneo:a corrosão do Estado e o direito à educação.

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Luiz Fernandes Dourado, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação. Professor Emérito da Universidade Federal de Goiás. Diretor de Intercâmbio Institucional da ANPAE. Ex-Coordenador do GT 05 da ANPEd.

Luciana Rosa Marques, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Sociologia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenadora do GT 05 ANPEd.

Maria Vieira Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia. Vice-coordenadora do GT 05 ANPEd.

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Publié-e

2022-02-10

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Dourado, L. F., Marques, L. R., & Silva, M. V. (2022). Políticas de financiamento no Brasil contemporâneo: a corrosão do Estado e o direito à educação. Retratos Da Escola, 15(33), 663–688. https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1449

Numéro

Rubrique

Dossiê Políticas de financiamento no Brasil contemporâneo