Educação integral em Santos (2005-2012)

caminhos para a formação dos/as educadores/as

Auteurs-es

DOI :

Mots-clés :

Educação integral, Formação de educadores, Aprendizagens

Résumé

O artigo reflete o processo de formação de educadores/as para a implantação e implementação da educação integral aos/às estudantes do ensino fundamental em Santos, São Paulo. Tendo como referência os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser, o programa estabeleceu-se legalmente atendendo alunos/as em períodos de sete a nove horas diárias. A formação de educadores/as, realizada em cada escola de forma ativa e intencional, fundamentou-se em estudos do legado de marcos significativos da educação, tais como Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e Paulo Freire; e em parceria com o Programa Mais Educação. Constituindo sua concretude por meio de encontro de saberes com os saberes do território, a formação dos/as educadores/as era dialógica. A construção coletiva de matriz para o monitoramento das aprendizagens dos/as alunos foi um momento privilegiado na formação. Em agenda aberta, realizou-se palestras, colóquios e relatos de experiência, ampliando o universo de interesse para a cidade, estudantes de licenciaturas e outros setores da área social. Aponta-se para a necessidade da universidade substanciar seus cursos de formação na perspectiva da educação integral.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Maria José Marques, Universidade Metropolitana de Santos

Licenciada em Educação Física e em Pedagogia. Mestre em Ciência pela Universidade de São Paulo. Foi assessora executiva da Secretaria Municipal da Educação de Santos, coordenando a implantação do Programa Escola Total – Jornada Ampliada e responsável pela implementação da educação integral nas escolas de Santos no período de 2005-2012. É professora da Universidade Metropolitana de Santos.

Références

BRASIL. Lei nº. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.

CHAGAS, Marcos A. das C. et al. Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro. Contribuições para o debate atual. In MOLL, Jaqueline (Org.). Caminhos da Educação Integral no Brasil: direitos a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Editora Penso, 2012.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, Unesco. MEC, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Ed. UNESP, 2002.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 2.ed. São Paulo: Olho d’Água, 1993.

MAMEDE, Inês. A integração da universidade para a formação em educação integral. Muitos desafios, várias possibilidades. In.: MOLL, Jaqueline (Org.). Caminhos da Educação Integral no Brasil: direitos a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Editora Penso, 2012.

RABELO, Marta K. O. Educação Integral como política pública. A sensível arte de (re)significar os tempos e os espaços educativos. In.: MOLL, Jaqueline (Org.). Caminhos da Educação Integral no Brasil: direitos a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Editora Penso, 2012.

SEDUC. Programa Escola Total: Monitoramento e avaliação do Jornada Ampliada. Santos: Prefeitura de Santos, 2011.

SEDUC. Programa Escola Total: Primeiros resultados e o monitoramento como ferramenta de gestão. Santos: Prefeitura de Santos, 2012.

SILVA, Tomaz T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

TEIXEIRA, Anísio. Plano de construções escolares de Brasília. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 35, n. 81, p. 195-199, jan./mar,1961.

Téléchargements

Publié-e

2022-02-10

Comment citer