Educação integral em Santos (2005-2012)

caminhos para a formação dos/as educadores/as

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1348

Keywords:

Educação integral, Formação de educadores, Aprendizagens

Abstract

O artigo reflete o processo de formação de educadores/as para a implantação e implementação da educação integral aos/às estudantes do ensino fundamental em Santos, São Paulo. Tendo como referência os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser, o programa estabeleceu-se legalmente atendendo alunos/as em períodos de sete a nove horas diárias. A formação de educadores/as, realizada em cada escola de forma ativa e intencional, fundamentou-se em estudos do legado de marcos significativos da educação, tais como Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e Paulo Freire; e em parceria com o Programa Mais Educação. Constituindo sua concretude por meio de encontro de saberes com os saberes do território, a formação dos/as educadores/as era dialógica. A construção coletiva de matriz para o monitoramento das aprendizagens dos/as alunos foi um momento privilegiado na formação. Em agenda aberta, realizou-se palestras, colóquios e relatos de experiência, ampliando o universo de interesse para a cidade, estudantes de licenciaturas e outros setores da área social. Aponta-se para a necessidade da universidade substanciar seus cursos de formação na perspectiva da educação integral.

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Author Biography

Maria José Marques, Universidade Metropolitana de Santos

Licenciada em Educação Física e em Pedagogia. Mestre em Ciência pela Universidade de São Paulo. Foi assessora executiva da Secretaria Municipal da Educação de Santos, coordenando a implantação do Programa Escola Total – Jornada Ampliada e responsável pela implementação da educação integral nas escolas de Santos no período de 2005-2012. É professora da Universidade Metropolitana de Santos.

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Published

2022-02-10

How to Cite

Marques, M. J. (2022). Educação integral em Santos (2005-2012): caminhos para a formação dos/as educadores/as. Retratos Da Escola, 15(33), 831–844. https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1348