Discursos subversivos

quando o possível habita o currículo escolar

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1324

Mots-clés :

Subversivo, Resistência, Gênero

Résumé

Vendo-nos envolvidos em uma atmosfera que nos entristece e minimiza nossa agência, sentimo-nos impelidos a mobilizar ditos de resistência sobre gênero de um professor e duas professoras de uma escola pública. Esses ditos estão inscritos em discursos subversivos sobre normas de gênero, afirmando o possível no currículo escolar e a vida em sua multiplicidade, fora de fronteiras e enquadramentos da normatividade. Acreditamos que possam reativar a resistência, o que é sempre possível. O texto é parte de uma pesquisa de mestrado em Educação que analisou processos de (re)produção de sujeitos generificados em uma escola pública de educação básica, em Aracaju – SE, elaborada na perspectiva pós-crítica educacional entre 2015 e 2017. Como metodologia, articulamos entrevistas semiestruturadas – com 16 docentes, 12 mulheres e 4 homens, com idades entre 27 e 66 anos –, análise do discurso e problematização de inspiração foucaultiana. Para este texto trouxemos excertos de 3 dessas entrevistas. Podemos afirmar que apesar de todo investimento no apagamento das questões de gênero, as resistências constituem o fazer docente.

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Bibliographies de l'auteur-e

Danilo Araujo de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação e professor da Universidade Federal do Maranhão. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas e do Observatório da Juventude.

Anderson Ferrari, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação e professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Publié-e

2022-09-15

Comment citer

Oliveira, D. A. de, & Ferrari, A. (2022). Discursos subversivos: quando o possível habita o currículo escolar. Retratos Da Escola, 16(35), 613–631. https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1324