Auteurs-es

• Jacir Mario Tedesco Filho

DOI :

Résumé

O processo da historicidade da Educação Profissional e Tecnológica e da relação entre Educação e Trabalho é tão caro e fundamental para aquelas e aqueles que se debruçam sobre o tema, em que se apresentam importantes desafios e oportunidades para as/os profissionais da educação, tendo em vista que o avanço tecnológico contemporâneo tem exigido novas competências relacionadas aos processos formativos nesta modalidade.

Nesse sentido, é fundamental para esta discussão não somente questões teóricas, mas, também, questões pragmáticas para o desenvolvimento do tema nos mais variados lugares em que essa discussão possa ocorrer: seja no acadêmico, na agenda das políticas públicas e na sociedade como um todo.

É nesse contexto, utilizando uma prática da História oral, que a presente edição da revista Retratos da Escola traz uma conversa com Marise Nogueira Ramos, professora associada da Faculdade de Educação da UERJ e credenciada no quadro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana, da UERJ e de Educação Profissional em Saúde, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da FIOCRUZ.

Como dizem, a vida não cabe no Lattes, por isso, a escolha da professora Marise se deu em função de suas produções e pesquisas na área da Educação Profissional, onde se pode notar um cuidado extremo com os processos formativos e a defesa da classe trabalhadora, com seus direitos. E foi nesse ponto que buscamos alcançar, em uma conversa em que a professora contasse sua história de vida e como as questões da Educação Profissional perpassaram e ainda perpassam sua história no seu processo de formação profissional, nos ambientes acadêmico e institucional.

No decorrer de sua narrativa, percebemos a grandeza dessa mulher, trabalhadora, filha de operários, que identifica claramente as marcas históricas, tanto familiares quanto sociais, como constituintes de sua pessoa. Com essa identificação ela nos ensina conceitos fundamentais para se pensar uma outra escola, uma outra sociedade...

E nos devolve a esperança, não a esperança ingênua, mas a esperança da luta e da certeza de que estamos do lado certo da história!

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Sandra Terezinha Urbanetz, IFPR

Professora, Campus Curitiba, IFPR

Téléchargements