Formação de professores no Brasil: a herança histórica

Auteurs-es

  • Leda Scheibe cnte

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v2i2/3.123

Résumé

O presente trabalho discute a trajetória da formação de professores no Brasil, levando em conta, sobretudo, a legislação que regulamenta os cursos que se destinaram a esse propósito. Visa discutir de que maneira a formação de professores foi concebida no interior das políticas públicas, como preocupação do Estado, para a construção da identidade profissional. Na legislação mais recente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394, 1996) debate a formação de professores fora das universidades e destina espaços outros, de ensino superior, àquela formação. Sendo assim, problematiza-se o perfil do professor que está sendo delineado pelas políticas.

Palavras-chave: Formação de professores. Políticas educacionais. Licenciaturas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2012-05-06

Comment citer

Scheibe, L. (2012). Formação de professores no Brasil: a herança histórica. Retratos Da Escola, 2(2/3). https://doi.org/10.22420/rde.v2i2/3.123