Desafios à democratização da gestão escolar e a atuação os professores na escola pública

Auteurs-es

  • Teise de Oliveira Guaranha cnte
  • Bianca Cristina Correa cnte

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v3i4.114

Résumé

O estudo aborda a atuação docente no processo de democratização da escola pública. Discute-se a necessidade de uma escola democrática na obtenção de um projeto educativo emancipador. A tradição autoritária e centralizadora existente na escola pública é relacionada aos aspectos da interface entre o trabalho pedagógico e as recentes reformas educacionais, sobretudo na tendência a valorar a padronização do trabalho docente – como no estado de São Paulo. O papel mediador fundamental dos professores é debatido no enfrentamento dos desafios à consecução da gestão democrática na escola pública.

Palavras-chave: Escola pública. Gestão democrática da escola. Trabalho coletivo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2012-05-06

Comment citer

Guaranha, T. de O., & Correa, B. C. (2012). Desafios à democratização da gestão escolar e a atuação os professores na escola pública. Retratos Da Escola, 3(4). https://doi.org/10.22420/rde.v3i4.114