Desafios à democratização da gestão escolar e a atuação os professores na escola pública

Autori

  • Teise de Oliveira Guaranha cnte
  • Bianca Cristina Correa cnte

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v3i4.114

Abstract

O estudo aborda a atuação docente no processo de democratização da escola pública. Discute-se a necessidade de uma escola democrática na obtenção de um projeto educativo emancipador. A tradição autoritária e centralizadora existente na escola pública é relacionada aos aspectos da interface entre o trabalho pedagógico e as recentes reformas educacionais, sobretudo na tendência a valorar a padronização do trabalho docente – como no estado de São Paulo. O papel mediador fundamental dos professores é debatido no enfrentamento dos desafios à consecução da gestão democrática na escola pública.

Palavras-chave: Escola pública. Gestão democrática da escola. Trabalho coletivo.

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Pubblicato

2012-05-06

Come citare

Guaranha, T. de O., & Correa, B. C. (2012). Desafios à democratização da gestão escolar e a atuação os professores na escola pública. Retratos Da Escola, 3(4). https://doi.org/10.22420/rde.v3i4.114