Paschoal Lemme: os povos do campo como sujeitos de uma educação democrática

Auteurs-es

DOI :

Mots-clés :

Educação e democracia. Educação de jovens e adultos. Educação do campo.

Résumé

Este estudo bibliográfico é sobre o pensamento de um dos mais importantes intelectuais da educação no Brasil, Paschoal Lemme (1904-1997), evidenciando a relevância e a atualidade de suas contribuições teóricas, em especial, as que se referem à educação das populações rurais do Brasil. Apresenta informações sobre a trajetória do autor, buscando contextualizar a formulação de suas reflexões no que se refere à educação e também à relação com a sociedade e com a democracia. Aborda algumas de suas relevantes contribuições aos processos educativos no campo, buscando fazer aproximações com contextos mais atuais que envolvem a defesa da democratização da escola pública e democrática para a população rural.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Gláucia Ferrari, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Pedagogia (1991) e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (2015), na Linha de Pesquisa Diversidade, Desigualdades Sociais e Educação. Professora efetiva (40h) e Técnica em Assuntos Educacionais (20h) no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus de Alegre. Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Profissional e Tecnológica, Formação Inicial de Professores e Educação de Jovens e Adultos. Atualmente, aluna do curso de doutorado em Educação (UFF), desenvolvendo pesquisa sobre jovens e juventudes do campo e membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Documentação em Educação de Jovens e Adultos - Nedeja.

Márcia Ferrari, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (1994). Especialização em Psicologia Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG e em Psicopedagogia, pela FIJ - FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ - RJ. Experiência em regência de aulas, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Nível Superior e de Pós-Graduação. Atualmente exerce a função de Assessoramento Pedagógico nas Prefeituras Municipais dos municípios de Vitória e Serra. Aluna do curso de mestrado em Educação da UFES.

Mateus Proveti, Universidade Federal Fluminense

Graduação em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), 2019. Ensino Médio e Técnico em Agroindústria pelo Instituto Federal do Espírito Santo - Campus de Alegre (IFES). Experiência profissional em Monitoria Educacional e visitação e Atendimento ao Público em Museus.

Références

CALDART, Roseli Salete. Elementos para construção do projeto político e pedagógico da educação do campo. Trabalho Necessário, Niterói, ano 2, n. 2, p. 1-16, 2004.

FURTADO, Eliane Dayse Pontes. Estudo sobre a população rural no Brasil. In: FAO/UNESCO/DGCS-Itália/CIDE-REDUC. (Org.). Educación para la población rural en Brasil, Chile, Colômbia, Honduras, México Paraguay y Perú. Santiago: FAO, 2004, v. 1, p. 45-93.

OLIVEIRA, Edna Castro de; FILHO, Custódio Jovêncio Barbosa. Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo: políticas públicas e os sentidos do direito à educação. Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 2, p. 413-431, jul./dez., 2011.

LEMME, Paschoal. A educação na U.R.S.S. – 1953. Rio de Janeiro, Editorial Vitória, 1955.

LEMME, Paschoal. A educação brasileira num momento crítico. Revista Brasiliense, São Paulo, n. 25, p. 95-109, set./out. 1959.

LEMME, Paschoal. Problemas brasileiros de educação. Rio de Janeiro: Ed. Vitória Limitada, 1959.

LEMME, Paschoal. Educação Democrática e Progressista. São Paulo: Editorial Pluma Ltda. 1961.

LEMME, Paschoal. Memórias de um educador. Estudos de educação e perfis de educadores. Volume 3. Brasília: Ministério da Educação, 2004.

LEMME, Paschoal. Memórias de um educador. Estudos de educação, participação em conferências e congressos, documentos. Volume 4. Brasília: Ministério da Educação, 2004.

VIEIRA, Carlos Eduardo. Intelligentsia e intelectuais: sentidos, conceitos e possibilidades para a história intelectual. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 16, p. 64-85, jan./abr. 2008.

Téléchargements

Publié-e

2020-07-29

Comment citer