Militarização e Escola sem Partido: duas faces de um mesmo projeto

Autores/as

  • Catarina de Almeida Santos (UNB)
  • Rodrigo da Silva Pereira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v12i23.884

Palabras clave:

Militarização das escolas públicas. Escola Sem Partido. Direito à educação.

Resumen

O artigo debate o processo de militarização das escolas públicas brasileiras e o movimento/projeto “escola sem partido”, apontando que ambos fazem parte de um projeto hegemônico e conservador que coloca em risco direitos fundamentais e preceitos constitucionais, dentre eles, os direitos sociais e, mais especificamente, o direito à educação e seus princípios, como definidos e defendidos na Constituição Federal de 1988 e na atual Lei de Diretrizes Bases de Educação Nacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Catarina de Almeida Santos, (UNB)

Doutora em Educação e professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Rodrigo da Silva Pereira, Universidade Federal da Bahia

Cientista Social. Mestre e Doutor em Educação. É professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

Publicado

2018-11-13

Cómo citar

Santos, C. de A., & da Silva Pereira, R. (2018). Militarização e Escola sem Partido: duas faces de um mesmo projeto. Retratos Da Escola, 12(23), 255–270. https://doi.org/10.22420/rde.v12i23.884

Número

Sección

(Des)democratização da Educação Brasileira