Autores/as

• Luiz Fernandes Dourado Universidade Federal de Goiás
  • Walisson Araújo Universidade Federal de Goiás.

Palabras clave:

Conape. Educação e resistência. Direito a educação

Resumen

O artigo pretende expor e problematizar o movimento recente de construção das Conae e os processos relevantes de inserção da sociedade civil no debate educacional nacional. Também lança luz sobre as consequências das medidas encaminhadas pelo Governo Temer nos espaços de democracia participativa e, por consequência, no desenho de políticas públicas educacionais orientadas pela e para a garantia do direito à educação. Mostramos como se constrói um espaço coletivo de resistência, via constituição do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) e da realização da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), com seu Plano de Lutas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Fernandes Dourado, Universidade Federal de Goiás

Professor Titular e Emérito da UFG,Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), pós-doutorado em Paris/França na École des Hautes Études en Siences Sociales (EHESS,2010), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1990),graduação e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1983). Membro do Conselho Superior da CAPES, Membro do Conselho Técnico Científico da Capes - ed. Básica, membro do Conselho editorial da Revista Retratos da Escola/CNTE/Esforce, membro do conselho editorial da Revista Educação e Sociedade (cedes), Revista Horizonte Latino Americano do Mercosul e da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. Membro do Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior no Brasil (GEA/FLACSO). Entre 2012-2016 foi Membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, entre 2014/2016 foi membro do Fórum Nacional de Educação. Foi Diretor da Secretaria de Educação Básica do MEC, Coordenador Geral de Estatísticas Especiais do INEP, Secretário Adjunto da ANPEd e Diretor de Pesquisa da ANPAE. Entre 2007-2014 foi Editor da da Revista Retratos da Escola/CNTE/Esforce (2007/2014). Tem experiência na área de Educação e sociologia da educação com ênfase em política educacional, envolvendo estudos sobre avaliação, gestão e regulação da educação básica e educação superior. É Pesquisador do CNPq desde 2001.

2018-11-13

Cómo citar

Dourado, L. F., & Araújo, W. (2018). Do FNE para o FNPE: a CONAPE como movimento de resistência em defesa da educação. Retratos Da Escola, 12(23), 207–226. https://doi.org/10.22420/rde.v12i23.861

Número