O desmantelamento do direito à educação no pós golpe

Autores/as

  • João Paulo de Souza da Silva Universidade Federal do Paraná-UFPR Faculdade São Braz-FSB Secretaria Municipal de Educação de Curitiba/PR-SME Curitiba
  • Danielle Scheffelmeier Mei Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v12i23.852

Palabras clave:

Reformas educacionais. Congelamento de investimentos. Golpe de 2016.

Resumen

O objetivo deste artigo é discorrer sobre o desmantelamento de direitos que está diretamente ligado ao golpe de 2016. Fazendo um recorte temporal de 2013 a 2017, este trabalho visa relacionar as políticas de austeridade com a redução de investimentos na educação, com as mudanças na legislação de maneira muito acelerada e sem debate público coerente e consciente. O artigo toma como ponto de partida as marchas de 2013, quando uma camada da população que historicamente não ocupava as ruas por reivindicações entra em cena, fazendo movimentações amorfas e sem objetivos comuns.

 

 

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Biografía del autor/a

João Paulo de Souza da Silva, Universidade Federal do Paraná-UFPR Faculdade São Braz-FSB Secretaria Municipal de Educação de Curitiba/PR-SME Curitiba

Licenciado em Filosofia, Pedagogia e Artes Visuais. Bacharel em Direito. Mestre e doutor em Educação pela UFPR. Professor da rede pública de Curitiba/PR e das Faculdades São Braz, no mesmo município.

Danielle Scheffelmeier Mei, Universidade Federal do Paraná

Jornalista e mestra em comunicação pela UFPR. Graduanda em Pedagogia e mestranda em Educação, também pela UFPR.

Publicado

2018-11-13

Cómo citar

de Souza da Silva, J. P., & Mei, D. S. (2018). O desmantelamento do direito à educação no pós golpe. Retratos Da Escola, 12(23), 289–306. https://doi.org/10.22420/rde.v12i23.852

Número

Sección

(Des)democratização da Educação Brasileira