Entrevista - A Conae e o novo PNE: novos marcos para a educação

Autores/as

  • Carlos Abicalil cnte
  • Carlos Roberto J. Cury CNTE
  • Silke Weber CNTE

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v4i6.62

Resumen

A Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Lei nº 9.394, de 1996, e o Plano Nacional de Educação (Lei n° 10.172, de 2001) traduzem um complexo movimento jurídicoinstitucional, com desdobramentos importantes para as políticas públicas, em particular para as políticas e gestão da educação. De um lado, tivemos alguns avanços, como uma concepção ampla de educação, o reforço de uma luta histórica pela garantia da educação como direito social inalienável e a vinculação constitucional de percentuais mínimos dos orçamentos públicos; de outro, o desafio da consolidação dessas políticas, conforme propõe o documento final da Conferência Nacional de Educação (Conae). A Conae 2010 sinalizou novos marcos para a educação nacional, a partir desses avanços e desafios, que são tratados nesta entrevista por três dos mais experientes especialistas na área, do ponto de vista acadêmico e da luta política pela educação de qualidade para todos: Carlos Abicalil1, Carlos Roberto Jamil Cury2 e Silke Weber3.

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Publicado

2012-05-05

Cómo citar

Abicalil, C., J. Cury, C. R., & Weber, S. (2012). Entrevista - A Conae e o novo PNE: novos marcos para a educação. Retratos Da Escola, 4(6). https://doi.org/10.22420/rde.v4i6.62