O Lugar em Narrativas de Crianças do Campo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1907

Palabras clave:

Narrativas. , Crianças do Campo., Lugar., Experiência.

Resumen

Este texto emerge da centralidade do lugar de fala das crianças do campo nas pesquisas, numa afirmação ético-política com implicações metodológicas nas aproximações dos territórios das infâncias do campo, historicamente invisibilizadas nas ciências, política, demografia e estatísticas. Utilizou-se a abordagem narrativa multimodal e transdisciplinar em contextos de conversação, brincadeira e criação de múltiplas representações do lugar. A partir das teorias críticas da cultura, da psicologia histórico-cultural e das pedagogias da infância, argumentamos que as narrativas das crianças do campo, enquanto atos de significação, organizam percepções, memórias e modos de falar e representar lugares e práticas sociais dos seus grupos culturais. São experiências de territorialidade fundantes dos modos de vida e da relação das crianças com espaços e tempos de convivência no campo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elenice de Brito Teixeira Silva, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação. Professora no Programa de Pós-graduação em Educação e formação docente e no Programa de pós-graduação em docência na Educação Infantil da Universidade do Estado da Bahia. Coordenadora do Observatório da Infância e Educação Infantil da Universidade do Estado da Bahia.

Ana Maria Araújo Mello, Universidade de São Paulo

Doutora em Ciências. Coordenadora do Programa M2 Contêiner – educação de 0 a 3 anos.

Eugênia da Silva Pereira , Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz. Integrante do Observatório da Infância e Educação Infantil da Universidade do Estado da Bahia.

Citas

AGAMBEN. Giorgio. Infância e história. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

APOLUCENO, Ivanilde. Alteridade e ética na pesquisa. In: Ética e pesquisa em educação: subsídios. Comissão de ética em pesquisa da ANPED. Rio de Janeiro: ANPED, 2021.

ARROYO, Miguel G. Memórias de Educação do Campo. In: SANTOS, Clarice Aparecida dos et al. (Org.). Dossiê Educação do Campo: documentos 1998-2018. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2020.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov (1936). In: Obras escolhidas: ensaios sobre literatura e história da cultura. v. 1. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2012, p. 213-241.

BENJAMIN, Walter. Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem do homem. In: Escritos sobre mito e linguagem (1915-1921). Trad. Susana Kampf Lages e Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Editora 34, 2013, p. 49-73.

BENJAMIN, Walter. A hora das crianças: narrativas radiofônicas de Walter Benjamin. Rio de Janeiro: Editora Nau, 2015.

BICHARA, Ilka. Nas águas do Velho Chico. In: CARVALHO, Ana Maria Almeida; MAGALHÃES, Celina; PONTES, Fernando & BICHARA, Ilka (Orgs). Brincadeira e cultura: viajando pelo Brasil que brinca. Vol I: O Brasil que brinca. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.

BRASIL. Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990. Estatuto da criança e do adolescente. Gabinete da Presidência, Brasília, 1990.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010a.

BRASIL. Decreto 7.352/2010, que dispõe sobre a Política de Educação do Campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, 2010b.

BRASIL. Caracterização das Práticas Educativas com Crianças de 0 a 6 anos residentes em áreas rurais. Pesquisa Nacional. Brasília: MEC/UFRGS, 2012.

BRASIL, Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016. Políticas públicas para a primeira infância. Gabinete da Presidência, Brasília, 2016.

BRUNER, Jerome. Actos de significado. Trad.: Vanda Prazeres. Lisboa: Edições 70, 1990.

CARVALHO, Ana Maria & PEDROSA, Maria Isabel. Teto, ninho, território: brincadeiras de casinha. In: CARVALHO, Ana Maria; MAGALHÃES, Celina; PONTES, Fernando & BICHARA, Ilka (Orgs). Brincadeira e cultura: viajando pelo Brasil que brinca. Vol II: Brincadeiras de todos os tempos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

CARVALHO, Levindo Diniz & SILVA, Rogério Correia. Infâncias no campo: brinquedo, brincadeira e cultura. Childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 14, n. 29, jan.-abr. 2018, pp. 189-212. DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.30364

CLARK, Alison; MOSS, Peter. Listening to young children: The Mosaic Approach (2nd ed.). London: National Children's Bureau, 2011.

CORSARO, William. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.

COUTINHO, Ângela Scalabrim & ROCHA, Eloísa Acires Candal. Bases curriculares para educação infantil: ou isto ou aquilo. Revista Criança. Brasília, ago. 2007, p. 09 -11.

FREINET, Celestin. Para uma escola do povo: guia prático para a organização material, técnica e pedagógica da escola popular. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 42 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo. São Paulo: Paz e Terra, 1985.

GOBBI, Marcia; LEITE, Maria Cristina Stello & FRANÇA, Paula. Comuna da Terra D. Tomás Balduíno: Aproximações a partir de palavras e imagens criadas por crianças assentadas. Desidades, n. 21, Rio de Janeiro out./dez. 2018.

GOMES, Luzinete Gonçalves. Esse sol aqui tá muito quente: experiências das crianças do campo no caminho da roça para a escola na cidade. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2023.

LOPES, Jader Janer. Geografia da Infância: contribuições aos estudos das crianças e suas infâncias. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 49/1, p. 283–294, 2013a.

LOPES, Jader Janer. O menino que colecionava lugares. Ilustrações de Rodi Núñez. Rio de Janeiro: Mediação, 2013b.

MELLO, Ana Maria & HAZIN, Isabel. Basta abrir as janelas (dos olhos e) da minha casa. In: Olhares das infâncias. Frente Nordeste Criança e Conselho Federal de Psicologia, 2021.

NUNES, Ângela. Brincando de ser Criança: Contribuições da Etnologia Indígena Brasileira à Antropologia da Infância. Tese (Doutorado) - Departamento de Antropologia do ISCTE, Lisboa, Portugal, 2003.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia. Pedagogia(s) da infância: reconstruindo uma práxis de participação. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO; Julia; KISHIMOTO, Tizuko & PINAZZA, Mônica. Pedagogias da infância: dialogando com passado, reconstruindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2010.

ONU. Organização das Nações Unidas. Convenção Internacional pelos direitos das crianças. Nova Iorque, EUA: 1989.

PASUCH, Jaqueline & FRANCO, Cleria Paula. O currículo narrativo na educação infantil: reflexões para um diálogo. Cadernos Cedes, Campinas, v. 37, n. 103, p. 377-392, set.-dez., 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/cc0101-32622017176082

PEREIRA, M. A. & NUNES, A. A casa, o corpo, o eu: um registro de “brincar de casinha”. Boletim de Psicologia, 39(90/91) 55-58, 1989.

QVORTRUP, Jens. A infância enquanto categorial estrutural. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.2, p. 631-643, maio/ago. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000200014

ROCHA, Eloisa Acires Candal. A pesquisa em Educação Infantil no Brasil: trajetória recente e perspectivas de consolidação de uma pedagogia. Tese (Doutorado em Educação) - UNICAMP, Campinas, 1999.

ROCHA, Eloisa Acires Candal; LESSA, Juliana Schumaker & BUSS-SIMÃO, Márcia. Pedagogia da Infância: interlocuções disciplinares na pesquisa em educação. Da investigação às práticas, Lisboa, Portugal, v. 6, n. 1, p. 31-49, jan./mar. 2016.

ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde; AMORIM, Katia de Souza & SILVA, Ana Paula. Rede de significações: Uma perspectiva teórico-metodológica para análise do desenvolvimento humano e do processo de investigação. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 13, n. 2, p. 281-293, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722000000200008

SARMENTO, Manoel Jacinto. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. In: PINTO, Manuel & SARMENTO, Manuel Jacinto (Coords.). As crianças: contextos e identidades. Braga: Universidade do Minho, 1997.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Metodologias visuais em Ciências Sociais. In: TORRES, Leonor & PALHARES, José. (Orgs.). Metodologias de Investigação em Ciências Sociais da Educação. Braga: Húmus, 2014.

SILVA, Ana Paula Soares da & PASUCH, Jaqueline. Orientações Curriculares Nacionais para a Educação Infantil do Campo. In: I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perspectivas Atuais, Belo Horizonte, 2010.

SILVA, Carmem Virgínia Moraes da & SODRÉ, Liana Gonçalves Pontes. As crianças do campo e suas vivências: O que mostram suas brincadeiras e brinquedos. Cadernos Cedes, Campinas, v. 37, n. 103, p. 361-376, set.-dez., 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/cc0101-32622017176065

SILVA, Elenice de Brito Teixeira. Atos de criação: as origens culturais da brincadeira dos bebês. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.

SANTOS, Fernanda Silva. SILVA, Elenice de Brito Teixeira. A Brincadeira das crianças em diferentes contextos histórico-culturais durante a pandemia da Covid-19. Revista Comciência, v. 8. p. 05-10, 2022. DOI: https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p5-10

SILVEIRA, Lidiane Nunes & FIÚZA, Ana Louise de Carvalho. Roça e os múltiplos sentidos para o rural no Brasil. Revista Antropolítica, 37, 261-285, 2014.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 2018.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. A construção do pensamento e da linguagem. 2 ed. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

WOOD, Audrey. A casa sonolenta. 16 ed. São Paulo: Ática, 2019.

Publicado

2023-12-27

Cómo citar

de Brito Teixeira Silva, E., Araújo Mello, A. M., & da Silva Pereira , E. (2023). O Lugar em Narrativas de Crianças do Campo. Retratos Da Escola, 17(39). https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1907