Desafios e oportunidades para a formação de funcionários/as da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1807Palabras clave:
Formação profissional, Funcionários/as da educação, Materiais didáticos, ProfuncionárioResumen
O objetivo deste artigo é incentivar o diálogo para o redesenho e a continuidade da implementação da formação de funcionários/as da educação, referenciada na experiência do Profuncionário, entre 2015 e 2021, da Secretaria de Formação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação – Setec/MEC. Descreveram-se as situações de implementação do programa, evidenciando os traços institucionais a
serem retomados e destacando a construção de materiais didáticos, seu armazenamento, compartilhamento on-line e a possibilidade de atualização permanente; a participação no fomento do Pronatec, a evolução da proposição dos perfis profissionais e o diálogo com a política educacional.
A descrição oferece um panorama do processo de gestão, na perspectiva do direito à profissionalização de diferentes educadores/as que possibilitam o funcionamento de cada unidade escolar no país.
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