Desafios e oportunidades para a formação de funcionários/as da educação básica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1807

Keywords:

Formação profissional, Funcionários/as da educação, Materiais didáticos, Profuncionário

Abstract

O objetivo deste artigo é incentivar o diálogo para o redesenho e a continuidade da implementação da formação de funcionários/as da educação, referenciada na experiência do Profuncionário, entre 2015 e 2021, da Secretaria de Formação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação – Setec/MEC. Descreveram-se as situações de implementação do programa, evidenciando os traços institucionais a
serem retomados e destacando a construção de materiais didáticos, seu armazenamento, compartilhamento on-line e a possibilidade de atualização permanente; a participação no fomento do Pronatec, a evolução da proposição dos perfis profissionais e o diálogo com a política educacional.
A descrição oferece um panorama do processo de gestão, na perspectiva do direito à profissionalização de diferentes educadores/as que possibilitam o funcionamento de cada unidade escolar no país.

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Author Biographies

Gesuína de Fátima Elias Leclerc, Ministério da Educação

Doutora em Educação. Analista técnica de políticas sociais, da Carreira de Desenvolvimento de Políticas
Sociais, com lotação no Ministério da Educação.

Cassandra Ribeiro Joye, Instituto Federal do Ceará

Doutora em Engenharia de Produção. Professora e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Maria das Graças Costa Nery Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Mestra em Informática. Professora aposentada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de
Pernambuco.

References

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Published

2023-09-18

How to Cite

Leclerc, G. de F. E., Joye, C. R., & Costa Nery Silva, M. das G. (2023). Desafios e oportunidades para a formação de funcionários/as da educação básica. Retratos Da Escola, 17(38). https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1807

Issue

Section

Valorização de funcionários e funcionárias da educação básica